Pode até parecer um tema batido, mas acreditamos que você vai concordar: após passar por uma pandemia de COVID-19, enfim encerrada, todos nós saímos de lá valorizando mais os meios digitais e as suas facilidades, não é mesmo?
Porém, segundo uma pesquisa da Google Workspace, a frente profissional da gigante de TI, realizada entre abril e junho de 2022, a maioria dos brasileiros (56%) seguirá trabalhando de forma híbrida mesmo no pós-pandemia, ou seja, parcialmente em casa e auxiliado por tecnologias de cooperação remotas, como os aplicativos Zoom, Teams, Outlook, Zendesk e outros.
Em outras palavras: as tecnologias vieram para ficar! Não há mais como voltar atrás e retornar àquele mundo analógico (que tem, sim, muitas qualidades também!), mas é chegado o tempo de ousar e se adaptar ao uso mais adequado para cada momento. Não há solução única, as palavras da vez são diversidade e adaptabilidade! Mas será que as empresas estão bem preparadas para esse momento que vivemos agora? Por aqui na ConQuist, em nossas consultorias e interfaces com tantas empresas de diversos nichos e mercados, já recebemos muitos relatos de líderes que não sabem exatamente como controlar processos internos pelos meios digitais (apenas no papel) ou aproximarem-se de seus liderados de forma mais amistosa no meio digital, isso só para mencionar alguns dos maiores desafios. Mas você quer saber algumas possíveis soluções para esses dilemas? Fique com a gente que chegaremos lá!
Os desafios do Employee Experience na era digital
O mundo digital nos aproxima, expandindo fronteiras, mas também pode nos afastar. Desde a onda de happy hours remotos até o acompanhamento do trabalho dos colaboradores, muitos profissionais de RH perderam noites de sono tentando solucionar questões que são cada vez mais prementes nos dias de hoje, mesmo após o período mais crítico da pandemia. Será que você já conhece alguns deles?
Manter as relações sociais cultivadas
Como substituir o cafezinho na copa? Esse foi, certamente, um dos maiores dilemas do período pandêmico. As relações sociais sadias, tão essenciais para o ser humano, também são primordiais para uma experiência do colaborador apropriada e bem alinhada. Sabemos que não é fácil, mas aproximar-se e construir vínculos com colegas e mesmo líderes é possível também no ambiente remoto!
Construir um bom clima organizacional no ambiente digital
Se você está pensando que este item é apenas um desdobramento do anterior, mentalize: enquanto todos podem nutrir relações sociais, o clima organizacional tem um peso maior sobre os ombros da liderança da empresa.
Migrar os processos para o mundo virtual
Acredite: as ferramentas podem saber até mais do que você! Com a capacidade de processamento cada vez maior, especialmente no tocante ao volume de informações e dados (e tudo isso com velocidade!), é fácil utilizá-las para apoiar suas decisões. Contudo, é claro, elas não podem operar-se sozinhas, então, as empresas se desdobram tentando compreender quais as melhores plataformas para serem utilizadas (como qual CRM utilizar, por exemplo), como e onde efetuar registros internos sobre os funcionários… A lista é longa!
Construindo soluções: usando o digital a seu favor
Vamos começar ressaltando: todas as empresas têm seus desafios próprios, que variam conforme sua cultura organizacional, suas estratégias empresariais e, claro, com o seu mercado de atuação. Porém, algumas dicas são válidas, se não para todas, para a maioria das organizações. Quer saber algumas delas? Então vamos lá!
Promova treinamentos frequentes
E não vale só treinamento para as hard skills, viu? As soft skills, como a inteligência emocional e a comunicação assertiva também podem e devem ser desenvolvidas! Tenha certeza de que alguns deles poderão gerar muitos benefícios não só para a empresa como um todo, mas para o próprio bem-estar do indivíduo!
Use os sistemas digitais para promover clareza e boa comunicação
Desde os feedbacks formalizados por e-mail, passando por sistemas de CRM e ponto eletrônico até o bom e velho FAQ, os sistemas em ambientes digitais podem ser grandes aliados para que seu colaborador se sinta mais seguro e menos ansioso, sabendo onde procurar cada informação!
Saia da caixinha: crie e mensure outros indicadores!
Os indicadores de Customer e Employee Experience são muito importantes e trazem informações muito importantes para qualquer empresa. Porém, como nosso CEO, pesquisador e autor Roberto Madruga está sempre incentivando nossos alunos e mentorados, ouse você mesmo(a) criar seus próprios indicadores, mensurando o que é importante para a sua empresa! Vale ajustar desde clássicos, como a satisfação do colaborador, até pensar em outras métricas que se aproximem de espelhar sentimentos positivos, como confiança e lealdade, até sentimentos de dor, como estresse, sobrecarga e depressão.
Antes de implementar, ajuste sua estratégia de Employee Experience
Apesar das estratégias aqui sugeridas já possibilitarem a sua empresa e sua equipe a alcançarem poderosos resultados, a primeiríssima coisa a fazer antes de optar por uma tática específica é conhecer a sua equipe, o seu clima organizacional e, claro, a missão e os valores da sua empresa. A partir daí, fica fácil decidir como e quando agir!
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso Labs e baixar nossos e-books. Mas, caso precise de um conhecimento ainda mais aprofundado e especializado, entre em contato! A ConQuist já atendeu mais de 620 empresas de diversos nichos e com certeza um de nossos cursos ou consultorias irá atender você! Nos vemos!