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Automação inteligente: novos horizontes para a Customer Experience e o Customer Success

O tema está em alta! Neste artigo, explore como a inteligência artificial pode ser usada para automatizar processos e tarefas no atendimento ao cliente, agilizando as interações e permitindo uma melhora geral na experiência - já que os agentes se concentram em questões mais complexas.

Apenas começamos a esquentar o assunto! Já entrando no ritmo das próximas turmas do nosso curso de ChatGPT aplicado à Customer Experience e ao Customer Success, seguimos com o objetivo de facilitar os executivos a tornarem as jornadas dos seus clientes mais fluidas, omnichannel, monitoradas e integradas!

E, claro, a automação inteligente, ou seja, o uso da inteligência artificial a favor da empresa, é uma grande aliada nesse momento. Fique com a gente e conheça alguns benefícios dessa nova forma de tecnologia que tem tudo a ver com a estratégia de experiência do cliente!

Uma estratégia de automação potencializa efeitos omnichannel, fornece uma jornada do cliente mais fluida para o seu consumidor e ainda auxilia a gestão de tarefas e processos internos dos agentes de atendimento!

O que já está sendo feito?

Atire a primeira pedra a empresa que, se já não possui, quis colocar um chatbot (ou uma URA…) para facilitar o atendimento, não é mesmo? Especialmente em segmentos com maior volume de clientes, esse primeiro filtro é essencial!

Contudo, apesar de ajudar os empresários, muitos consumidores reclamam do recurso. O maior motivo? Justamente a falta de inteligência estratégica que, hoje, a maioria dos agentes virtuais provê. Mas suponha que a partir de agora, eles podem ser mais assertivos e menos repetitivos para o cliente. Isso já pode se tornar verdade!

E os processos internos da companhia? A automação inteligente pode beneficiá-los também?

A maioria das médias e grandes empresas, e até mesmo algumas de pequeno porte possuem um CRM, que é o primeiro passo para tentar integrar todos os (pontos de) contatos com o mesmo cliente. Afinal de contas, tanto para o consumidor quanto para o agente, nada é mais chato do que precisar de um sistema para o financeiro, outro para o atendimento, outro para obter seus dados cadastrais… e por aí vai!

Acredite, apesar disso, é a realidade de muitas microempresas Brasil afora!

E, apesar dos softwares de CRM oferecerem um bom espaço para centralização desses contatos, muitos ainda dependem de ação manual para realizar essa integração. Ou seja: após o atendimento, que pode ser realizado em outra tela ou sistema, é responsabilidade do operador registrá-lo de forma protocolar, para que outros atendentes possam acompanhar a jornada daquele cliente a partir dali, de forma atualizada.

E como melhorar este cenário?

Aí é que está o pulo do gato: ainda que a sua integração, hoje, necessite também de expertise de programação, as tecnologias com foco conversacional e baseadas em reconhecimento de padrões, como o ChatGPT, representam uma capacidade muito maior de ofertar justamente o que o seu cliente busca!

Isto se dá porque, a partir de uma programação inicial, o sistema de machine learning  irá  atualizar-se sozinho (por isso, é claro, vai precisar ser um pouco mais acompanhado inicialmente), diferentemente de tecnologias mais antigas como URAs e os agentes virtuais atuais, que apenas respondem a instruções específicas de código pré-setado.

Desta forma, a sua equipe fica livre para concentrar-se em ações mais estratégicas, como atualizar constantemente suas personas de consumidores, mapear o cenário geral de pontos de dor de cada um deles, propor melhorias e buscar soluções mais eficientes para os problemas que poderão ser apontados por uma inteligência com capacidade de analisar um volume muito maior de dados!

E os benefícios não param por aí: a análise de métricas e indicadores, seu intra e intercruzamento (com os objetivos gerenciais e de negócio, por exemplo), e mesmo a redação de seus protocolos pode ser facilitada com tecnologias de automação com inteligência conversacional baseada no reconhecimento de padrões. As possibilidades dependem apenas da sua imaginação e necessidade!

Hoje a sua empresa está evoluída no cenário atual, digitalizado e competitivo da experiência e do sucesso do cliente? Não? O que falta para começar? Se era apoio, você encontrou: com certeza um de nossos cursos ou consultores especializados poderá te atender com ótimo aproveitamento. Entre em contato e descubra já a solução para sua empresa tornar-se mais integrada, eficiente e rentável com base na retenção e favorecimento das experiências do seu cliente! Esperamos você!

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