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10 dicas de estratégia de CRM para implantar em sua empresa

O uso de CRM (Customer Relationship Management) tem diversos pontos fortes para auxiliar a estratégia da empresa. Conheça dez deles.
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Existem várias tecnologias determinantes para a otimização de processos nas empresas. O CRM, sigla para Customer Relationship Management (“Administração de Relacionamento com o Cliente”), é uma das mais usadas.

Sabemos que as vendas são as métricas bases de toda empresa: se uma marca está vendendo bem, ela está em uma boa situação no mercado. No entanto, não podemos esquecer do relacionamento com o cliente. Afinal, é ele o principal objetivo do negócio! Seu bem-estar determina sua fidelização e a longevidade da empresa.

Letras brancas em cima de superfície azul formam a sigla CRM

Todos os processos, desde as etapas de produção até as estratégias de marketing, devem ter como foco principal a satisfação do consumidor. Nesse contexto, o CRM é muito indicado para integrar todos os setores das vendas e otimizar o contato com os clientes.

Nos tópicos a seguir você vai encontrar 10 dicas para implantar o CRM na sua empresa. Confira!

Como usar o CRM na sua empresa: 10 dicas

O CRM é utilizado por empresas de diversos ramos, o que demonstra a versatilidade e a importância desse software. Essas 10 dicas buscam mostrar todos o potencial e atributos do CRM e de que forma ele pode auxiliar gestores.

1- Planejamento das vendas com CRM

Todo empreendedor quer ter altas taxas de venda. Para alcançar isso não basta ter um produto de qualidade, é preciso planejar cada ação com base em dados e relatórios. Estabelecer metas é uma forma de direcionar o desempenho da equipe para objetivos concretos.

Onde entra o CRM? Por meio dele, os funcionários têm acesso a informações cruciais em um só lugar. Dados como:

  • Pontos de sazonalidade;
  • Maiores compradores;
  • Produtos mais populares;
  • Áreas geográficas mais lucrativas.

Compilar todos esses dados em uma plataforma como o CRM facilita todo o processo e dá uma visão ampla das atividades da empresa.

2- Entender os clientes

Conhecer bem o cliente é o que determina o sucesso das estratégias de inbound marketing de uma empresa. O CRM também pode ajudar nisso. O software fornece informações valiosas, como quais são os produtos mais procurados pelos clientes com base no perfil deles e quais vantagens (descontos e brindes) os clientes mais gostam.

É possível fazer relatórios organizando todas essas informações. Assim, o comportamento dos clientes fica documentado e a tomada de decisão do gestor e da equipe é beneficiada.

3- Fortalecimento da comunicação

Diante da grande quantidade de informações sobre os clientes, com o uso de uma estratégia de CRM a comunicação com eles fica mais adequada. Saber quais são os produtos mais vendidos em determinados meses é ideal para direcionar o marketing de conteúdo do empreendimento.

4- Compartilhamento de informações

O CRM é um sistema integrado que pode ser acessado por toda a equipe da empresa, seja presencialmente, seja remotamente, ou seja, as informações não ficam à disposição de apenas uma pessoa. Isso descentraliza a tomada de decisões e facilita discussões a respeito dos próximos passos a serem dados.

5- Otimização das vendas

Tendo essas informações à disposição, o fluxo de trabalho fica mais rápido e por consequência, as vendas são concretizadas com mais eficiência. O trabalho em equipe é fundamental para tornar todo o processo de venda o mais eficaz possível.

6- Imagem de autoridade

Empresas que oferecem serviço de suporte de qualidade constroem uma imagem de autoridade no mercado. O CRM é ideal para estruturar esse suporte a partir de consultas de dados do cliente e do histórico das interações entre consumidor e empresa.

7- Alinhamento entre marketing e vendas

Trabalhar para que os setores de marketing e vendas da empresa estejam integrados é fundamental. Afinal, as duas partes se influenciam e dependem uma da outra para o bem-estar da empresa. Use o CRM para alinhar os dois setores com um fluxo de informações rápido e prático.

8- Mais conversões

Captar informações dos leads em potencial desde o primeiro contato deles com a empresa determina a taxa de conversão da empresa. Catalogar esses dados no CRM auxilia o profissional na hora de converter leads em clientes.

9- Segmentação de ofertas

Dados como idade, gênero, local e hábitos de consumo são determinantes para definir ofertas atrativas. Os dados fornecidos pelo CRM podem servir de base para uma campanha de Twitter Ads voltada para pessoas mais jovens, por exemplo.

10- Objetivos específicos com o CRM

O CRM estimula a equipe a trabalhar com objetivos específicos. Para garantir que uma estratégia de marketing dê certo, é preciso ter dados concretos que baseiam aquele ponto de vista. Analise as necessidades do empreendimento e tome a melhor decisão consultando seus sócios e colaboradores.

CRM: organização e otimização

A dinâmica produtiva de uma empresa envolve diversas variáveis. Desde a compra de matéria-prima até as estratégias de venda, o gestor tem que lidar com uma série de aspectos e entraves. Portanto, contar com tecnologias para auxiliar na atividade é essencial. O CRM é um software que só tem a agregar no fluxo produtivo da sua empresa.

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