Se você nos acompanha com alguma regularidade, já vai saber que estamos sempre falando por aqui da importância de gerenciar as emoções do seu cliente para obter resultados potentes no seu negócio.
Pois agora chegou a hora de falar sobre mais uma das formas de você fazer isso! A User Experience (UX), ou experiência do usuário no nosso bom português, é uma metodologia de caráter muito prático que vai auxiliar você e sua empresa nessa empreitada. Fique por aqui que explicamos mais!
O que é a Experiência do Usuário (UX)?
Se você não conhece o termo, fique tranquilo. Muitos executivos ainda acabam fazendo confusão entre este e outros termos, como a própria Customer Experience (que foca no cliente) ou a Employee Experience (que foca no colaborador).
A UX, por sua vez, foca no usuário do produto ou serviço, e por isso é extremamente relevante para o meio digital – e quem não está por lá atualmente? Mesmo quando o seu produto é físico e sua praça de vendas é pequena, a presença digital tem poderes de maximizar seu resultado e facilitar o trabalho de divulgação para você!
Mas isso não significa que o seu cliente não possua entraves neste processo. Na verdade, durante essa jornada até efetivamente adquirir seu produto ou serviço ele pode passar por complicações que podem fazê-lo desistir até mesmo da compra!
E como aplicar a UX para garantir bons resultados?
Para evitar churn ou a queda na chegada dos leads, uma boa saída é aplicar os pilares de User Experience na sua organização. Ela, além de adotar o foco do usuário, se baseia em três principais pilares:
A facilidade de uso tem a ver com a qualidade da navegação do seu site ou marketplace, mesmo para pessoas com pouca familiaridade com esses ambientes – pense que pode ser sempre a “primeira vez” daquela cliente!
A utilidade garante que o consumidor não esteja perdendo tempo quando navega no seu ambiente digital, e que os recursos, botões, multimídias ali inseridos tenham verdadeira relevância e sentido para ele.
Por fim, o prazer durante o uso traduz o potencial de seu site de agradar os sentidos e acompanhar as principais tendências do mercado quanto ao design e à utilização das ferramentas mais atualizadas.
O que é importante saber durante a projeção da experiência do usuário?
O profissional de UX, que pode ser oriundo de diversas áreas, como marketing, design, administração, engenharia, comunicação e TI, deve ser multitarefas! Como o campo pede integração de diversas áreas do conhecimento humano, como comportamento humano, neuromarketing, design e outras, é importante ter flexibilidade e curiosidade para sempre evoluir.
Outro ponto importante é que o profissional da área deve ser criativo, mas também preocupado com a boa estruturação do ambiente, e isso em termos mais “técnicos” – cabe preocupações com acessibilidade, programação do site, análise de diversidade…
Então só posso estudar o campo se entender de programação?
Na verdade, boa parte das pesquisas e desenvolvimento em UX tem sido feitas em frentes distintas, como o neuromarketing e o eye tracking, a pedagogia e a acessibilidade na navegação, a TI e a arquitetura da informação.
Isto significa que independente da sua área de graduação ou de interesse, você precisa apenas de disposição para estudar e um verdadeiro foco na jornada e na experiência de uso do seu usuário.
Por fim, como evoluir nos estudos sobre experiência do usuário?
Para cumprir bem seus desafios, o analista de UX terá uma série de ferramentas ou técnicas das quais ele poderá lançar mão. Estamos falando da prototipagem, da especificação funcional dos componentes de serviço e do usuário, do mapeamento da jornada do cliente, de storytelling e técnicas de redação, de pesquisas com o cliente e mais.
Se você ficou curioso sobre o tema e sobre as técnicas acima, saiba que pensamos em você e estamos lançando uma novíssima certificação, saindo quente do forno, para consolidar seus conhecimentos em User Experience da melhor forma, com especialistas de mercado e horas de aula ao vivo + conteúdo assíncrono na plataforma. Conheça já e não fique de fora deste mercado aquecido que é a experiência do usuário. Nos vemos!