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10 Estratégias de Employee Experience

Employee Experience (ou experiência do funcionário) é a maneira pela qual os funcionários internalizam e interpretam as interações que têm com sua organização, bem como o contexto subjacente a essas interações.

Employee Experience (ou experiência do funcionário) é a maneira pela qual os funcionários internalizam e interpretam as interações que têm com sua organização, bem como o contexto subjacente a essas interações.

O termo tem um significado amplo, abrangendo todas as interações que um funcionário tem com um empregador. É também um dos investimentos mais valiosos que você, como gestor, pode fazer.

Uma forte estratégia de Employee Experience, como qualquer outra iniciativa de negócios, é projetada para melhorar o desempenho geral de uma organização.

Então, como você pode melhorar a experiência do funcionário?

Aqui está uma lista de 10 estratégias fáceis.

#1. Ofereça uma excelente comunicação

A chave para melhorar o relacionamento com seus funcionários é a mesma de qualquer outro relacionamento – comunicação.

A maioria dos líderes de RH e profissionais de negócios concorda que a comunicação é importante, mas, em última análise, eles passam mais tempo se comunicando com a mídia, com as partes interessadas e com seu público-alvo do que com seus próprios funcionários.

Para melhorar a comunicação, certifique-se de que você oferece uma plataforma de conversação eficiente. Use ferramentas de comunicação para compartilhar boas e más notícias, celebrar grandes conquistas na vida profissional e pessoal de seus funcionários e identificar claramente seu propósito e valores.

#2. Responda aos comentários

A melhor maneira de saber o que seus funcionários precisam de você é perguntar a eles e ouvir quando eles responderem.

Hoje, muitas ferramentas estão disponíveis para ajudar a capturar feedback contínuo dos funcionários, como ferramentas de pesquisa de pulso, ferramentas de pesquisa aberta e ferramentas de gerenciamento de desempenho. Usá-las livremente e com frequência permitirá que você entenda o que os funcionários gostam em sua organização, ao mesmo tempo em que aprende o que os funcionários ainda sentem que estão perdendo.

Para receber feedback honesto, no entanto, é vital que já exista uma cultura de respeito e comunicação aberta na organização. Se seus funcionários se sentem negligenciados ou desrespeitados na comunicação regular do dia a dia, eles provavelmente não terão tempo para se comunicar honestamente com você.

#3. Foco nos funcionários

Essa estratégia pode parecer óbvia, mas é importante focar na Employee Experience em cada etapa do ciclo de vida do funcionário. Da integração à saída, veja cada interação como uma oportunidade de criar uma experiência positiva para os funcionários.

Por exemplo, visualizar a experiência do funcionário através das lentes de todo o ciclo de vida do funcionário pode levar a perguntas como:

Nosso processo de contratação parece justo?

Os novos contratados experimentam nossos valores durante a integração?

Os funcionários sentem que estão crescendo e se desenvolvendo conosco?

Como as pessoas se sentem em relação ao tempo que passam conosco quando partem?

As respostas a essas perguntas permitirão que você veja todo o seu ambiente de trabalho da perspectiva de um funcionário e poderá mostrar onde há espaço para melhorias.

#4. Promover Diversidade e Inclusão (D&I)

Um estudo feito pela Russell and Reynolds Associates em 2017 descobriu que a presença de uma força de trabalho diversificada melhorou diretamente os resultados do capital humano , incluindo:

  • diminuição da intenção de sair;
  • maior engajamento dos funcionários;
  • aumento da criatividade;
  • maior pertencimento do funcionário;

O mesmo estudo encontrou melhorias ainda maiores entre organizações com estratégias de D&I estabelecidas, bem como aquelas com líderes comprometidos com a implementação dessas estratégias. Para garantir que sua força de trabalho permaneça diversificada, desenvolva e implemente uma estratégia de D&I que se concentre na atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

Além disso, promova a diversidade e mostre a seus funcionários que você os apoia, garantindo que suas ferramentas e sistemas ofereçam suporte a vários idiomas.

#5. Forneça um trabalho significativo

De acordo com um estudo da Deloitte, a organização ideal proporcionará aos seus funcionários um trabalho significativo ao:

Incentivar a autonomia: capacite seus funcionários, permitindo que eles moldem seu ambiente de trabalho de maneira que os ajudem a ter o melhor desempenho. Contrate pessoas autônomas, não exagere quando erros são cometidos e dê a seus funcionários as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos.

Crie equipes pequenas e independentes: Esteja aberto a novas ideias, reconheça e incentive seus funcionários regularmente e dê aos membros da equipe autoridade para tomar decisões. Se você tem medo de dar aos funcionários esse tipo de autoridade, considere dar a eles o treinamento de que precisam para tomar decisões de negócios sábias de forma autônoma.

#6. Torne a gestão de apoio

Grandes gerentes fazem os funcionários se sentirem apoiados durante as operações do dia a dia. Por exemplo, eles estabelecem metas claras e transparentes para as equipes e para a organização, para que ninguém seja deixado no escuro quando decisões importantes são tomadas.

Grandes gerentes também fornecem coaching para os funcionários, dando feedback frequente, incentivando os funcionários a aprender com os outros, construindo sua confiança e perguntando sinceramente como eles podem ajudar o funcionário a atingir seus objetivos.

No entanto, grandes gestores são feitos, não nascem. Sem investir no desenvolvimento de gerentes, sua organização pode ficar sem a liderança necessária para melhorar a experiência do funcionário.

#7. Crie um ambiente de trabalho positivo

Um ambiente de trabalho positivo é o resultado de uma combinação de fatores, como:

  • flexibilidade
  • inclusividade
  • diversidade

Finalmente, uma cultura de reconhecimento é uma ótima maneira de fazer os funcionários se sentirem valorizados enquanto motiva outros a alcançarem sucesso semelhante.

#8. Oferecer Oportunidades de Crescimento

Uma pesquisa da Decisão Wise descobriu que apenas 43% dos funcionários acham que seus empregadores oferecem boas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Esta é uma estatística alarmante, uma vez que as descobertas também sugerem que os funcionários de alto desempenho só permanecerão em empregos que os desafiam e fornecem significado.

Existem muitos tipos de oportunidades de crescimento que você pode oferecer aos funcionários para melhorar sua experiência com sua organização, incluindo:

  • aumento da renda
  • funções mais significativas
  • treinamento específico para o trabalho
  • reuniões sociais fora do trabalho

#9. Cultive a confiança na liderança

Para confiar plenamente na liderança de sua organização, seus funcionários precisam estar cientes de sua missão e propósito. A comunicação dos gestores de topo deve ser sempre honesta, transparente e inspiradora.

Seus funcionários também precisam sentir que você está investindo continuamente neles, já que eles estão investindo tanto tempo e esforço em sua organização.

As plataformas de experiência do funcionário podem ajudá-lo a inspirar os funcionários enquanto investe neles

#10. Use as ferramentas certas

Claramente, há uma enorme variedade de maneiras de melhorar a Employee Experience, desde fornecer uma comunicação excelente até fornecer aos funcionários um trabalho significativo.

No entanto, essas melhorias podem ser difíceis de implementar se você não tiver as ferramentas certas. Conte com a Conquist para te ajudar nessa caminhada.

Aqui você encontra outros posts importantes sobre o assunto aqui no blog.

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