amos começar essa conversa já fazendo um chute sobre a sua personalidade: você não gosta de documentos, feedback, hierarquia, procedimentos-padrão… Acertamos? Ok, essa não foi uma assunção difícil: ninguém gosta de burocracia – pelo menos, ninguém no Brasil! E, para piorar, uma pesquisa de 2017 apontou que 84% dos brasileiros, ou seja, a vasta maioria, considera que vivemos em um país demasiadamente burocrático. Se a gente já não gosta disso na nossa vida pessoal, pensar sobre a burocracia da empresa também, então… só piora a situação, não é?
Pode até não ser o seu tema favorito, mas que ele é muito útil, é! Como o filósofo Eduardo Wolf disse em uma entrevista, a burocracia só existe para livrar as pessoas das suas paixões (dos seus excessos). Pois é. Você consegue conceber um mundo onde não existissem regras claras sobre como realizar as coisas? Certamente, a situação seria muito complexa, com cada um querendo impor as suas vontades sobre os demais…
Aqui na ConQuist, a nossa cultura é do feedback. Entendemos como uma forma de melhorar nossos processos e aparar nossas arestas. Toda empresa tem algo a melhorar, basta apenas procurar! Mesmo que você seja líder do mercado no seu segmento, você ainda encontrará caminho para evolução… Para conseguir, porém, será necessário envolver alguma dose de metodologia: é sobre isso que vamos conversar.
Relatórios e formulários: consolidando a qualidade
Quem conta um conto aumenta um ponto. Especialmente se esse conto for se algo bastante técnico e digno de nota! Informação, como vivemos dizendo, vale ouro no meio dos negócios! E esses subprodutos dos quais estamos falando, os relatórios, são produtos oriundos das avaliações e análises que foram realizadas pela área de qualidade e devem ter como base as amostras das monitorias válidas, o percentual de confiabilidade e a margem de erro aceitável. É por meio da análise dos relatórios que você vai entender a situação geral de como a coisa está andando, de forma mais rápida, prática e acessível. Por isso mesmo, os relatórios precisam ser entendíveis e de fácil acesso, para todas as áreas envolvidas dentro da empresa – da área de gestão à área de qualidade.
Ter e realizar bons relatórios significa poder verificar e compreender diversos aspectos da empresa: as conclusões técnicas, as curvas evolutivas (como se deu a evolução da situação, tanto para o processo, quanto para o operador) as comparações que poderão ser feitas e as avaliações finais de resultados. Agora bateu até vontade de fazer os seus, né?
Feedback, o bom acompanhante dos relatórios
Agora, nós vamos dizer o porquê de você provavelmente não gostar de burocracia, de escrever relatórios e seguir os processos da empresa: você provavelmente não entende totalmente como eles funcionam ou para que servem! E, sem poder compreender, realmente fica chato apenas seguir ordens. Se você é gestor, é aqui que entra o nosso reforço da importância de fornecer bons feedbacks, até que esta atitude seja instintiva, automática. E, se você é funcionário, você provavelmente não teve bons feedbacks – ao menos, alguns que fizessem você sentir na pele o quanto eles podem ser motivadores!
A realidade é que o feedback é considerado como base das relações humanas. Mas como assim eleé tão importante no seu dia-a-dia? Simples: ele é a parte que constitui a troca na comunicação! Quando você fala algo, espera um retorno. O feedback pode (e normalmente faz) constituir esse retorno. Ele está dado em uma expressão, tom de voz, toque ou mesmo sentenças completas, que lhe mostram como agir a partir dali – e é por isso mesmo que ele tem essa suma importância. É essencial para você saber para onde ir e como ir, o caminho que você deverá trilhar para conseguir chegar onde pretende. Esse é o papel que cabe ao feedback: lhe auxiliar a trilhar este caminho e a chegar ao seu objetivo. Ele determina, também, como as pessoas pensam, como elas se sentem e como elas reagem e interpretam uns aos outros. Por consequência, ele é poderoso tanto para a sua vida profissional, como também para a vida pessoal.
Vale a pena?
O feedback bem transmitido vai influenciar a maneira de encarar as responsabilidades do seu dia-a-dia, como de que forma você agirá para desempenhar uma tarefa que, de repente, seu gestor designou para você e que você não domine naquele momento. E então, como você fará para garantir a satisfação do seu gestor ou até mesmo a sua própria satisfação? Para a maioria das pessoas, é um exemplo de uma ação bastante gratificante, concluir uma tarefa nova pela primeira vez e ser bem-sucedido no final. E o que você precisa para fazer esta tarefa?
Spoiler: você precisa de apoio, feedback, coaching, acompanhamento. Estas são as ferramentas que, estando disponibilizadas para você, farão com que você se diferencie como um grande profissional. Todo mundo precisa de feedback, então não se sinta acanhado de tomar a iniciativa e pedi-lo! Caso seu gestor lhe chamar para atribuí-lo a você, excelente! Mas esteja preparado para a possibilidade de que talvez ele não tenha tempo, de que sua vida esteja um pouco corrida, com muitos prazos a serem cumpridos; ou que ele esteja cheio de reuniões ou mesmo com outras prioridades no momento, não conseguindo estipular um tempo exclusivamente para te dar o feedback… Se for o seu caso atualmente, solicite a ele um momento para que esta conversa seja realizada. Isso será produtivo para você e para ele também, já que é a oportunidade em que você vai, também, poder dizer a ele como você se sente na empresa e no seu trabalho, e o que você realmente quer, onde você quer chegar. E assim, estando claro pra ele qual o seu objetivo, ele vai ter mais condições de te ajudar.
Falando em ajuda, A ConQuist Consultoria tem 19 anos de existência e mais de 470 empresas atendidas com excelência. Atuamos junto aos negócios e às pessoas, com cursos e formações estratégicas assim como com consultorias e treinamentos de alto impacto. Com certeza, temos um produto que te atende, seja você um portador de CNPJ ou de CPF. Fale com a gente que vamos te ajudar no seu objetivo!