O que é o Lean Learning, o método educacional em EaD com foco em resultados

Saiba mais sobre Lean Learning, a metodologia inovadora que visa maior assertividade em cursos EaD.
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Nesse artigo, vou abordar um conceito que, junto com o Rapid Learning, potencializa a produtividade e o aproveitamento dos cursos em EaD, o Lean Learning. Tendo em vista o momento de crescimento contínuo das plataformas de capacitação a distância, este método pode ser um grande aliado para grandes empresas que visam desenvolver profissionais mais rapidamente e por um custo mais convidativo.

Fazendo os educadores repensarem a produção de EaD, a metodologia Lean é totalmente contrária ao desperdício de tempo e recursos para a produção de algo. A metodologia Lean é associada ao conceito de “enxuto” e sem excesso, totalmente inspirada no Sistema Toyota de produção, que é benchmark mundial na produção de automóveis.

Por que não aplicar a metodologia também para a produção de cursos online?

Vivemos numa cultura que valoriza muito o visual, colocando muitas vezes o conteúdo numa posição inferior. Utilizar os conceitos do Lean Learning combinando com o Rapid Learning poderá ajudar o pessoal de T&D a produzir conteúdos de forma mais célere e ao mesmo tempo de forma enxuta.  O verdadeiro foco no resultado.

Defino Lean Learning como:

Lean Learning é a aplicação da metodologia Lean muito estudada pela Engenharia de Produção para a criação de conteúdos de treinamento mais simples, sem rebuscamento, no menor tempo de produção e na qualidade satisfatória focada no usuário final e não em efeitos visuais excessivos. O Lean Learning visa eliminar o desperdício de tempo e recursos tanto na produção de cursos quanto no momento em que o aluno acessa a plataforma de ensino e realiza as aulas.

Ainda dentro da filosofia Lean é importante que o treinamento de colaboradores seja assertivo e apresente resultados e não tenha como principal objetivo distrair as pessoas.

É evidente que estes métodos educacionais logo irão se estabelecer no cenário corporativo de forma incontestável, uma vez que empresas de todos os portes necessitam cada vez mais de uma alta taxa de assertividade e rápida assimilação de conteúdo por parte dos colaboradores. Desta forma, treinamentos com princípios focados em Rapid e Lean Learning já são tendência, pois conseguem perfeitamente atender as demandas solicitadas por grande parte do mercado.

Cadastre-se e fique por dentro de nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo nosso time e focados no seu desenvolvimento.

Se você deseja conhecer meu livro, que serviu de fonte de inspiração para esse artigo publicado no Lab de Inovação ConQuist, veja a bibliografia clicando aqui.

Um grande abraço e lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você