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Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa

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Sabe quais são os fatores que mais elevam o nível de desenvolvimento dos países mais prósperos do mundo?

Por um lado, é o investimento dos governos na educação básica e por outro o investimento das organizações privadas e públicas no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, resultando assim numa gigante sinergia entre a educação básica e o desenvolvimento de competências voltadas para o mercado de trabalho.

Existe de fato uma relação direta entre investir em educação corporativa e o tamanho da economia, o que nos faz refletir que temos muito a caminhar no Brasil. Capacitar colaboradores promove inovação, aumento de produtividade, incremento de eficiência e eficácia, prepara sucessores, amplia vantagens competitivas, torna a organização mais sustentável e contribui para redução do custo Brasil.

Outra tendência é que ninguém faz nada sozinho. Já se foi o tempo em que as organizações desenvolviam seus talentos de maneira solitária. Estamos vivendo uma era na qual empresas estão com o seu quadro de pessoal extremamente enxuto e, portanto, aumentando a parceria com consultorias especializadas.  Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 84% das organizações contratam fornecedores externos e adotam soluções terceirizadas como parte de sua estratégia de investimento em educação corporativa.

Treinamento e desenvolvimento empresarial

Quando comecei a escrever o livro Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa planejei contribuir com empresas, educadores, estudantes, líderes, consultores, empreendedores e instituições de ensino, reunindo de forma objetiva dicas práticas, metodologias, técnicas de ensino e de criação de conteúdo que fornecem resultados duradouros na transformação de pessoas.

A elaboração do livro também teve como objetivo contribuir com minha equipe, clientes e alunos, reunindo num só lugar tendências, pesquisas e metodologias que pratico cotidianamente e que já ajudaram mais de 300 organizações e mais de 100.000 alunos. Para quê guardar segredos das suas experiências se uma das maiores missões do educador é atuar na prosperidade humana e disseminação do conhecimento? 

Então esse livro é uma missão, uma contribuição para mundo corporativo e acadêmico e também para o desenvolvimento pessoal. Aliás, essa é uma grande tendência: cuidar do aprimoramento individual e coletivo, sem descuidar de um deles.

Um desafio interessante foi criar o nome do livro. Parece algo simples, mas não foi.

A depender do educador e da empresa cada um nomeia da maneira que prefere o ato de transformar pessoas. Procuro atribuir o termo Desenvolvimento de Pessoas como o conjunto mais abrangente, que contém o conjunto Educação Corporativa. Este por sua vez contém todas as iniciativas de Treinamento. Veja o diagrama a seguir:

Desenvolvimento de Pessoas é a competência que abrange o conjunto formado por Educação Corporativa, que contém as ações de Treinamento Presencial e Online. Fonte: desenvolvimento próprio.

 Assim, os capítulos do livro foram criados para abranger as 3 camadas, daí resultando no título Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa.

Do ponto de vista do mundo corporativo, as soluções educacionais profissionais não modificam somente a organização internamente, como também criam vantagens competitivas duradouras que são percebidas pelo mercado. Educar colaboradores de forma estruturada e profissional é uma das estratégias empresariais de retorno mais rápido.

Olhando-se do prisma não corporativo, isto é, a pessoa como um ser humano distinto e não apenas como um colaborador organizacional, jamais esqueçamos que desenvolver o próximo é aferir benefícios mútuos, oferecer oportunidades de crescimento pessoal, proporcionando a realização de sonhos e de melhoria de vida. Educar é nobre e imperativo para o nosso país.

Como foi projetoado o livro Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa?

Livro Treinamento e Desenvolvimento com foco em Educação Corporativa

O Capítulo 1 foi dedicado a tratar T&D não como algo isolado, mas incluí-los no modelo de Gestão por Competências que é um compromisso nobre nas organizações, abordando o significado ampliado de competências – C.H.A.R, classificação de competências por categorias, treinamentos em competências técnicas, comportamentais e híbridas, como desenvolver competências e fechando com um caso de sucesso muito diferenciado, o Club Med.

O Capítulo 2 é dedicado à implantação de Educação Corporativa e de Universidade Corporativa, incluindo temas como: 12 princípios para criação e revisão de Universidade Corporativa, reflexos do planejamento estratégico na Educação Corporativa, como montar uma equipe educacional e fechando o capítulo com o reconhecido caso de sucesso da empresa Vivo. Nesse capítulo você poderá também realizar a pesquisa Escala da Educação Corporativa.

Já o Capítulo 3 desmistifica para o leitor como se realiza o planejamento e a aplicação de Programas de Desenvolvimento de Líderes – PDL, também denominados de Programas de Desenvolvimento Gerencial – PDG e também o Change Management. O capítulo inclui temas como: 2cs + 2is dos líderes, estratégias de liderança, o líder educador, gestão de mudanças, passos para implantar mudanças organizacionais, fechando com o caso de sucesso da empresa Ipiranga Petróleo.

O Capítulo 4 é apresenta a metodologia completa e as ferramentas para Diagnóstico e Levantamento de Necessidades de Treinamento – DNT/LNT criadas pelo autor, trazendo temas bem atuais e urgentes, como, o processo completo de T&D, como realizar a análise da organização para desenvolver T&D, como fazer levantamento dos recursos humanos, como elaborar o Relatório de Necessidades de Treinamento – RNT, fechando o capítulo com um caso de sucesso da empresa BBTecno.

O sucesso de qualquer programa de desenvolvimento de pessoas começa pelo correto planejamento dos componentes necessários.

Durante o Capítulo 5 apresento como planejar treinamentos de alta performance presenciais e a distância, elaboração do plano de treinamento, plano de desenvolvimento, criação de trilha de conhecimento, dimensionamento de recursos e orçamento, preparação dos instrutores, infraestrutura, fechando o capítulo com o Caso de sucesso Disney Institute – EUA.

Elaborei o Capítulo 6 para apresentar aos leitores como criar conteúdos educacionais para situações presenciais e online, como aplicar o Design Instrucional, funções e 10 passos para produção na Fábrica de Conteúdo, redação de textos a serviço do Design Instrucional, modelos de Design Instrucional como o A.D.D.I.E, Modelo SAM, Modelo Merrill, Modelo de 9 níveis de Gagné, finalizando o capítulo com o sensacional caso de sucesso Alterdata Software.

Como conduzir aulas presencialmente, utilizar o Design Thinking e Gamification são temas do Capítulo 7, no qual apresento 40 dicas para ministrar treinamentos presenciais, como tornar uma aula participativa, cuidados com a infraestrutura de aula, Design Thinking a serviço do educador, como implantar a Gamificação no ensino, como incentivar os alunos com a Gamificação, finalizando o capítulo com o caso de sucesso internacional do Laboratório de Atenção e Treinamento Walterboot.

O Capítulo 8 é dedicado a apresentar técnicas para criar e implementar Educação a Distância na era do Rapid Elearning e Lean Learning, trabalhando em toas as fases desde o diagnóstico até a publicação de conteúdos online. No capítulo são abordados os problemas dos instrutores analógicos, métodos para simplificar a obtenção de feedback no Elearning, o Decágono de Competências EaD, LMS, ferramentas de autoria, dicas para criar vídeos céleres, fechando com o caso de sucesso da UNESCO.

O Capítulo 9 é especializado em metodologias, métodos de ensino, técnicas de ensino e teorias de aprendizagem que são elementos diferentes e complementares que todos educadores precisam conhecer e dominar. São apresentados no capítulo alguns ícones como a Hierarquia 4T2M, diferentes formas de aprendizagem e teorias de aprendizagem como Janelas de Johari, Curva de Aprendizagem ABCDE, Kolb Learning Styles, Bloom’s Taxonomy e o Modelo 70:20:10.

O Capítulo 10 é dedicado a apresentar os títulos dos educadores, 40 modalidades diferentes de ensino e desenvolvimento de pessoas, como escolher a modalidade certa para a ocasião certa, como recomendar a modalidade de ensino resultante do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, fechando o capítulo com o caso de sucesso do Laboratório Sabin.

Na atualidade, não basta dominar as técnicas de desenvolvimento de pessoas. Se faz necessário administrar indicadores ligados a esse complexo processo de forma a garantir a participação, engajamento dos alunos e controle dos resultados esperados.

O Capítulo 11 foi desenvolvido para apresentar 27 indicadores de para mensuração da gestão, processo e resultados de T&D, a Escala Brasileira de Liderança, o processo de melhoria contínua e a norma de treinamento ISO 10015:2001.

Para fechar com “chave de ouro”, criei o Capítulo 12 para apresentar aos leitores diversos formulários para planejamento, implementação e avaliação de T&D. O objetivo é trazer para educadores pessoas físicas, empresas e instituições de ensino formas simples para organizar a demanda, a produção e controle das inciativas educacionais. O leitor poderá optar por utilizá-los em Word, Excel ou em sistemas de gestão de T&D.

Vamos iniciar o capítulo 1? Desejo a você uma ótima leitura!

Lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga
Leader of Customer Experience, Customer Success and Employee Experience no Brasil, autor best-seller, palestrante e CEO da ConQuist.
https://www.linkedin.com/in/robertomadruga/

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