fbpx

Quero mudar a cultura organizacional da minha empresa: e agora?

É mais natural do que se pensa em uma empresa, entender que se precisa consolidar ou até modificar a cultura organizacional. Mas como fazer?
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Cultura Organizacional ConQuist

É mais natural do que se pensa em uma empresa, durante uma avaliação interna ou desenvolvimento da liderança, entender que precisa consolidar ou até mesmo modificar a cultura organizacional. Às vezes ela não está de acordo com o posicionamento que os líderes desejam, em outras, simplesmente não está claramente definida pela empresa, sendo construída como uma colcha de retalhos através do tempo. Nada atrativo, né? Então, se você precisar mudar essa situação, por onde começar?

Comunicação

Comunicação é a chave em qualquer relacionamento! A empresa adota uma postura de comunicação clara, de mão dupla? Assim como a gerência tem seus planos e vontades a serem implementados na empresa, os empregados têm o direito de entender e participar destas mudanças! Assim eles estarão mais confiantes e seguros de como operar, oferecendo menos resistência às novas regras.

Educação corporativa

Bom, eu agora tenho uma comunicação clara, adotei técnicas que valorizam a opinião dos meus funcionários sobre a empresa e deixo todos cientes das mudanças que poderão ocorrer… a mudança na cultura organizacional já está feita, correto? NÃO! Vamos concordar: só dizer que vai mudar não faz com que as coisas geralmente mudem sozinhas, não é? Então, se você não adota uma postura de reforço da mensagem, provando que você está se esforçando para fazer a sua parte a favor do que deseja, como convencer seus empregados a fazê-lo por você? Estamos lidando com pessoas: motivação não é um bem que pode ser comprado! O investimento em educação, em workshops e treinamento, então, fornece um quê a mais de incentivo: todo mundo gosta de ter pessoas que acreditam em si!

Clima organizacional

Pense rápido: em quantas reuniões você esteve presente no último mês? A resposta desta pergunta já dá uma pista sobre o jeitão da empresa. O dresscode é muito formal? Qual a linguagem que as pessoas costumam adotar perante seus colegas e sua chefia? A comunicação é feita quase sempre por e-mail? Uma empresa, ao pensar a sua cultura, pode adaptar os parâmetros que mais fazem sentido de acordo com a visão e os valores da organização! O importante é que todos estejam cientes do que a empresa entende como relevante e que se sintam o mais confortáveis possível, fazendo parte do organismo que é a empresa, e não engolidos por ela!

Liderança

Muita gente sonha em ser gestor de uma empresa, mas é preciso saber que isso significa muita responsabilidade! No cargo, a pessoa encarregada tomará decisões que refletirão no coletivo. E isso evoca muito preparo. Imagina? Então, na hora de escolher seus líderes, além de selecionar de acordo com o que você valoriza, esteja ciente que, por melhores que eles sejam, eles vão precisar de constante desenvolvimento. Bons líderes têm a capacidade de fornecer metas adequadas (e alcançáveis!) assim como bons feedbacks, de intermediarem relações entre departamentos de forma respeitosa, de motivar o desenvolvimento de seus funcionários.

No e-book Como desenvolver a Cultura Organizacional para alcançar a alta performance, trazemos ainda mais informações, dados e cases de sucesso internacionais sobre o tema. Baixe agora!

A ConQuist é referência no Brasil em Consultoria EmpresarialTreinamentos in CompanyCursos de FormaçãoPalestras MotivacionaisProgramas de CoachingEducação a Distância e Certificações de alto impacto, desenvolvendo e aplicando projetos com excelência, sempre focada na experiência dos clientes, alunos e parceiros.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp