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Entenda melhor o objetivo do Employee Experience

Você sabe o que é Employee Experience e como o método pode auxiliar na relação colaborador e empresa? Descubra agora mesmo como isso pode potencializar os resultados de qualquer negócio.
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Vamos lá: as empresas de grande sucesso estão sempre em busca de melhorias na sua relação com os seus colaboradores. Na verdade, se pararmos para pensar, os lugares mais desejados para se trabalhar são os que prezam mais pela saúde e satisfação dos seus funcionários! O que isso nos mostra é que é fato que uma boa relação entre empresa e colaboradores – ou melhor, a preocupação com o Employee Experience – resulta em mais motivação e produtividade.

Mas, se todos soubessem tudo sobre isso, nós não estaríamos aqui. No mercado, há ainda muitas dúvidas a respeito de um assunto, que é também o objetivo do Employee Experience: o “match” perfeito entre a empresa e o colaborador.

Assim, neste artigo, veremos sobre a relação de colaboradores e empresas pelo viés do Employee Experience (EX), a importância desse método e como o EX pode trazer ótimos resultados para todas as empresas.

Funcionários mais satisfeitos rendem mais!

O que é esse tal “match” entre o colaborador e a empresa

O termo “match” vem sendo usado nos meios digitais, frequentemente, para se referir a uma combinação perfeita. Em outras palavras, um “match” é um casamento que acontece entre um casal perfeito, no qual cada parte nasceu para a outra.

Aqui iremos usar este termo para se referir a relação perfeita de colaboradores e empresa, ou seja, vamos entender como é possível realizar um match entre esses dois elementos. Fazer isso – realizar este match entre colaborador e empresa – é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma companhia. Quer ver?  Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia afirma que colaboradores satisfeitos são até 31% mais produtivos! Foi-se por terra a noção ultrapassada que “fazer as vontades do empregado” criaria apenas preguiça.

Com este artigo, poderemos compreender  a importância do Employee Experience neste processo e como isso pode trazer ótimos resultados para toda empresa que aplica a metodologia.

A importância do Employee Experience para o colaborador

Para o colaborador, o Employee Experience, nosso querido EX é um conjunto de experiências e emoções que os colaboradores acumulam, ao longo do tempo, durante toda a sua jornada e em todos os micro momentos na empresa, como, por exemplo:

  • No recrutamento;
  • Na seleção;
  • No onboarding;
  • No treinamento;
  • Na avaliação de desempenho;
  • Na elaboração de metas;
  • Nos feedbacks;
  • No encarreiramento;
  • E até mesmo no desligamento!

Muito mais que imaginávamos, certo? Pois saiba que, em contrapartida, o colaborador apresenta o resultado dessas experiências e de suas emoções em seu trabalho com a organização. Se eles forem positivos, pronto! Temos um match para que, juntos, colaboradores e empresa evoluam.

A importância do Employee Experience para a empresa

E da parte das empresas? O que as organizações que têm visão analítica e que querem investir no EX devem fazer para ter uma relação saudável com seus colaboradores?

Quando estamos falando sofre a postura referente às empresas, o Employee Experience nada mais é do que uma forma de estar à frente de seus concorrentes, tornando-se cada vez mais competitivo no mercado e gerando maiores resultados. Uma das mais proativas atitudes que as empresas devem buscar ter é desenvolver e aplicar estratégias, métodos e ferramentas do Employee Experience para que as experiências dos colaboradores se traduzam em emoções positivas e consequentemente em resultados positivos para a organização.

O grande segredo é, porém, que não adianta fazer o que o líder ou gestor acha legal: as estratégias organizacionais precisam estar mais aderentes às experiências desejadas pelos próprios colaboradores. Desta forma, é possível alcançar a solução ótima, que é a otimização do trabalho da corporação, a diminuição dos erros e a ampliação do engajamento da equipe.

Como o EX pode me trazer esses resultados?

Muitas empresas já até reconhecem a importância da mudança em seus processos internos que tratam das relações entre e com os colaboradores. Entretanto, segundo a pesquisa da Social Base, somente 13,4% das corporações afirmam estar dispostas a destinar orçamento para estratégias com foco no público interno. 

Ora, é difícil ter resultado sem ter verba e investimento, não é? Seja tempo ou recurso, podemos dizer, assim, que as empresas que estão optando pela inovação que o Employee Experience oferece de forma prática, ou seja, estruturada, estão bem mais avançadas do que as que ainda insistem no uso dos processos tradicionais de RH.

O maior objetivo do Employee Experience é promover o crescimento e bem-estar das equipes na corporação empresarial. Trata-se de uma liderança de alta performance e por isso, é necessário rever a relação entre esses dois objetivos: de que forma isso pode acontecer e como podemos fazer melhor este ajuste na relação entre empresa e colaborador.

Ficou com dúvidas? Nós podemos te ajudar, fornecendo esclarecimentos e mais informações sobre este método inovador. Com certeza, temos um produto que te atende, seja você um portador de CNPJ ou de CPF! A ConQuist Consultoria tem 19 anos de existência e mais de 470 empresas atendidas com excelência. Atuamos junto aos negócios e às pessoas, com cursos e formações estratégicas assim como com consultorias e treinamentos de alto impacto.  Fale com a gente que vamos te ajudar no seu objetivo!

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