fbpx

Mulheres no mercado de trabalho

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Mulheres no mercado de trabalho

De acordo com o relatório mundial da Mercer que traz estatísticas sobre as mulheres no mercado de trabalho, intitulado When Women Thrive 2020, 81% das organizações em todo o mundo afirmam que melhorar a diversidade e a inclusão é importante para a igualdade de gênero no local de trabalho, mas apenas 42% têm uma estratégia documentada e uma cultura organizacional estruturada para alcançar melhores números neste quesito.

Apesar de tudo isso, a igualdade de gênero evoluiu de uns anos para cá, com organizações tomando medidas para fazer a diferença neste cenário. Neste artigo, iremos trazer dados e informações que mostram como as companhias estão investindo cada vez mais para que as profissionais tenham oportunidades e condições igualitárias com os homens.

Segundo a pesquisa da Mercer, as taxas de contratação, promoção e retenção de funcionárias mulheres no mercado de trabalho agora são comparáveis ​​às taxas dos homens, o que é uma melhoria em relação a anos anteriores.

Além disso, as organizações em todo o mundo estão adotando métodos mais rigorosos para analisar e aplicar igualdade de remuneração. Quase 72% das organizações que aparecem no material têm equipes dedicadas à realização de análises de equidade salarial.

Outro aspecto positivo do avanço do combate da desigualdade de gênero no trabalho é o envolvimento da liderança. De acordo com a pesquisa da Mercer, 66% das organizações relatam que os executivos seniores estão ativamente engajados em iniciativas e programas de igualdade, contra os 57% trazidos em 2016.

A lista da Fortune com as 500 maiores empresas do mundo de 2020, constatou que há 37 mulheres liderando empresas no ranking, sendo um aumento em relação às 33 mulheres do ano de 2019, que já era um recorde. 

Porém, nem todos os dados são tão positivos como deveriam. Das 37 mulheres trazidas pela Fortune, nenhuma delas é negra. Este é também é um grave problema que as empresas devem combater urgentemente, a desigualdade racial.

As organizações de todo o mundo devem buscar, através da modelagem de sua Cultura Organizacional, promover políticas e ações para a diversidade em suas equipes e atuando de forma igualitária com os demais, contando com profissionais das comunidades LGBTQI+, PCDs e outras etnias.

A ConQuist é referência no Brasil em Consultoria EmpresarialTreinamentos in CompanyCursos de FormaçãoPalestras MotivacionaisProgramas de CoachingEducação a Distância e Certificações de alto impacto, desenvolvendo e aplicando projetos com excelência, sempre focada na experiência dos clientes, alunos e parceiros.

Mulheres no mercado de trabalho

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp