Podemos concordar que o cenário educacional se reinventou utilizando as metodologias ativas de ensino de uns tempos para cá, não é mesmo? O processo de educação passou por inúmeras transformações devido à diversos fatores, como por exemplo o aumento da facilidade e rapidez aos acessos às informações. O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é o passivo, aquele onde o aluno aprendia o conteúdo através de aulas expositivas realizadas pelos professores, ou seja, o docente era protagonista desse processo.
A partir de agora, o educador passa a ser um intermediador e o aluno se torna o personagem principal e o maior responsável por esse processo. Essa nova forma de ensino, se denomina como um dos modelos ativos de ensino. Assim, o objetivo é que os alunos aprendam a absorver os conteúdos por meio de novas formas e técnicas que deverão estimular a participação e a autonomia deles.
A adoção de metodologias ativas de ensino pode ser um diferencial na sua instituição, pois quanto melhor for o seu ensino e seus métodos, melhor será seu negócio! Por meio das metodologias ativas são trabalhadas habilidades, como:
- Autonomia;
- Independência;
- Responsabilidade;
- Trabalho em equipe;
- Pensamento crítico;
- Entre outros!