fbpx

Ganhando o mercado: mulheres na liderança corporativa

Confira uma parte da discussão sobre a participação feminina nos cargos de liderança e no mercado de trabalho como um todo
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Todos nós estamos sempre escutando ou falando sobre a importância da equidade de gênero em diversas frentes: familiar, social, corporativa, amorosa… Apesar de todo o debate, o sexo feminino ainda passa por muitas atribulações – e uma das mais comentadas é justamente no mercado de trabalho. Vem com a gente aprofundar essa discussão!

Desigualdade em cargos de liderança

Se 49% das mulheres são consideradas chefes de família, seria de se imaginar que, tendo a mesma necessidade financeira dos homens, teriam a mesma oportunidade e critérios para conquistarem cargos e obterem os mesmos salários, não é?

Sim, mas não é o que acontece na prática. A realidade para muitas mulheres é difícil: envolve a superação de obstáculos como a conciliação entre maternidade, frequentemente mais pesada para o sexo feminino, e a vida profissional; que enfrenta também grandes desafios: no Brasil, um terço das pessoas não gostam da ideia de serem liderados por mulheres (!!) e muitos problemas mais…

Mulheres conciliam vida profissional, pessoal e maternidade
Muitas mulheres são chefes de família, mesmo com filhos

Mulheres, à obra: a origem moderna do trabalho feminino

As mulheres sempre foram parte produtiva da comunidade que habitavam. É verdade! Em sociedades estratificadas e camponesas, por exemplo, não havia muita opção em vez de também utilizar a mão-de-obra feminina. Ali, contudo, a maior diferenciação entre os sexos começou, com a divisão de tarefas de acordo com o gênero, baseado em inferências das classes dominantes sobre quem tinha mais capacidade para cada tarefa. Conforme conta o sociólogo Immanuel Wallerstein, em seu livro Capitalismo histórico e Civilização Capitalista,  o problema se inicia quando o trabalho que era considerado “útil” é delegado aos homens e os que são delegados às mulheres são automaticamente considerados “improdutivos” – ou seja, cuidar da casa, dos filhos, da alimentação, da limpeza, da saúde familiar…

Mulheres passam a dividir espaço com homens nas fábricas
As Guerras Mundiais aceleraram a inclusão da figura da mulher no mercado de trabalho, onde ela começou a dividir o espaço com o homem

A situação mudou quando, no período de ambas as Guerras Mundiais, o padrão se repetiu e a força feminina foi convocada. Depois de sustentar a produção fabril junto ao sexo masculino, a maioria das mulheres não queria mais se contentar com a vida de dona-de-casa sem independência. E nem deveria, não é mesmo? Assim, galgando degrau por degrau, as mulheres lutaram para obter reconhecimento, cargos e até mesmo direitos que já eram concedidos aos homens, como o voto. Avante, meninas!

Diagnóstico para o futuro: mulheres no poder

Apesar de todos esses – ainda presentes – desafios, os próprios dados refletem uma realidade: as mulheres vêm conquistando cada vez mais participação no mercado de trabalho brasileiro. Mas o que falta para que essa realidade também se perpetue nos cargos de liderança? 

Gráfico mostra a evolução percentual das mulheres no mercado de trabalho de 1970  a 2000
Gráfico revela a participação por gênero no mercado de trabalho até os anos 2000. Fonte: retirado de “A população feminina no mercado de trabalho entre 1970- 2000”

Cada vez mais, temos mulheres se especializando – e hoje já estão sendo mais especializadas, em média, do que os homens, de acordo com uma pesquisa do IBGE de 2018. Falta agora às empresas aproveitar essa disponibilidade para construir um plano de negócios sólido que contemple essa alteridade. 

Aqui na Conquist, nós temos diversos cursos que podem auxiliar as mulheres que desejem investir ainda mais na carreira, como o nosso MBA em Customer Experience e Employee Experience, além  das nossas Certificações Exclusivas que você já conhece. Se você é empregador ou gestor, não deixe de aproveitar nosso conteúdo sobre o Employee Experience e investir no aprimoramento contínuo de sua companhia, visando resultados de excelência cada vez maiores. Conte com a gente!

Fontes:

Palavras-chave: liderança, mulheres, mercado de trabalho

Leia também: 

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp