fbpx

Entrevista com Alan Matos: a importância da Educação Corporativa

O que você sabe sobre Educação Corporativa? Esta é uma das áreas mais importantes da nossa empresa! Confira o porquê nesta entrevista exclusiva com o nosso Coordenador de EC, Alan Matos
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

No post de hoje, a Débora Leão, nossa Analista de Marketing, entrevistou Alan Matos, o Coordenador responsável pela área de Educação Corporativa da ConQuist.

Vamos aprender um pouco mais sobre a importância de investir nesta área que é tão relevante para as empresas que buscam crescer seus resultados. Além disso, o Alan é um profissional muito inspirador. Confira!

mulher entrevista homem sobre educação corporativa em ilustração com tom rosé

Confira a entrevista sobre Educação Corporativa

Débora Leão: É verdade que a área de Projetos Corporativos da ConQuist foi dividida? Agora temos a área de Consultoria em separado da área da Educação Corporativa? Você ficou como responsável por qual área? Pode falar um pouco sobre essa divisão?

Alan Matos: Exatamente, a área de Projetos por si só é uma área muito completa e sendo assim ela precisa de uma dedicação exclusiva em cada ponto. Desta forma, a área de Consultoria trabalha com muitas reuniões e precisa de muita dedicação focada na imersão com cada cliente, para que se entenda a necessidade do cliente de uma forma profunda.

Enquanto a área de Treinamento não entra em uma profundidade tão grande quanto a área de Consultoria, mas também é muito estratégica porque esses treinamentos empresariais são uma ferramenta, não só de educação, mas também de retenção de talentos.

Por isso, um  bom treinamento é muito mais que passar informação. Afinal, as pessoas entram na empresa e por mais que tenham passado por uma formação acadêmica, durante 3 ou 4 anos, não aprenderam tudo que elas precisam saber para atuarem no mercado, não é?

Desta forma, nutrir esses colaboradores e capacitá-los com o seu DNA cultural é um papel fundamental da empresa.Através desses Treinamentos é como se fizéssemos uma transfusão de conhecimento no colaborador, para ele responder de forma adequada à cultura da empresa.

Logo, a área de Educação Corporativa vai ser responsável por desenvolver as habilidades comportamentais e as habilidades técnicas focadas exclusivamente nas organizações.

Por isso, tendo em vista que é uma área extremamente estratégica, é muito importante focar total atenção a este projeto, desta forma, decidimos dividir uma área focada somente em Consultoria e outra somente em Educação Corporativa, que é a qual eu sou responsável, atualmente.

DL: Muito legal, você falando disso tudo, lembra-me muito a produção do Roberto, fundador e CEO da ConQuist, quando ele fala do CHAR e deste tipo de competência, isso realmente me parece muito forte.

Mas aí, eu te pergunto, esses treinamentos precisam conciliar a parte técnica com a parte teórica e isso envolve uma série de metodologias. Nesse sentido, para você qual é o perfil de uma pessoa que trabalha na Educação Corporativa? E qual o seu próprio perfil, já que você trabalha nesta área?

AM: Um profissional de Educação Corporativa ou um professor, ou um instrutor, ou um multiplicador, como você quiser chamar, ele precisa, primeiramente, ser um estudioso. Ele precisa dominar os conceitos da matéria que se propõe a ensinar.

Primeiro, ele tem que ser um conhecedor das disciplinas. Segundo, ele tem que ser um bom técnico. Ou seja, não basta saber somente do que se trata, mas também é necessário saber como aplicar.

Afinal, o conjunto conhecimento, habilidade e atitude tem que gerar um resultado. E o resultado só alcança quando você põe em prática.

Desta forma, o professor precisa sim ter o conhecimento, tem que estudar muito e precisa se manter atualizado para desenvolver as habilidades. Você concorda que é muito ruim quando você vê que uma pessoa parou no tempo? É aquele tipo de profissional que só absorve as informações, mas não sabe colocar em prática.

Um profissional 4.0 da Educação Corporativa ele não sabe só o que fazer, mas também como fazer.  Desse modo, ele alia a técnica da escrita com a técnica da prática, sabendo não somente a aplicação, mas também como contornar algumas situações decorrentes de sua experiência.

Portanto, um bom profissional de Educação Corporativa, precisa ter conhecimento técnico, conhecimento prático e habilidade de contornar situações adversas. E principalmente, precisa ter experiência para conseguir realizar tudo isso.

DL:  Isso também se aplica neste momento em que estamos? Por exemplo, a pandemia, é uma situação em que necessitamos de ter uma mediação digital. Como conseguimos, como professor e como indivíduo, oferecer isso para as empresas?

AM: Certo, eu vim de uma estrutura de treinamento presencial. Muito antes da ConQuist, eu trabalhei em grandes empresas como prestador de serviços da Oi, fui treinador na NET e analista de qualidade e treinamento da GVT. Trabalhei para a Petrobras e diversas outras empresas.

Nesta minha jornada, percebi que algo muito importante é que um profissional da Educação não pode parar no tempo. O profissional precisa entender que o mundo não pára, tudo é muito incerto, não é? Hoje nós temos uma educação digital, mas amanhã, podemos ter um holograma, por exemplo.

Percebe que vivemos em um mundo de evolução, certo? Não é mais possível conformar-se com um quadro negro e um giz porque isso já está ultrapassado. Já passamos pela era da caneta, pela era do quadro branco e do instrutor presencial com o projetor.

Atualmente, nos encontramos na era de treinamentos via internet, em que um professor em forma virtual chega até você pela tela da TV, pelo smartphone ou pelo computador, não é? E se você pensa que este é o último estágio, você pode estar muito enganado.

Por isso, o profissional da educação não basta estar interessado, envolvido, engajado e atualizado nas tecnologias, mas também é preciso estar aberto para as novidades. É inadmissível parar naquilo em que você já sabe. O mundo está mudando e a educação muda junto.

Desta forma, é interessante que o profissional de educação aprenda a usar a tecnologia a seu favor. Vários são os recursos que existem, como jogos online, recursos interativos que podem tornar  a aula mais atrativa e o professor deve usar, abusar e ousar.

Portanto, deve se usar essas alternativas com a proposta que você tem em seu trabalho, mas é muito importante manter a mente aberta para viver o novo e não ser ultrapassado.

Um profissional 4.0 da Educação Corporativa ele não sabe só o que fazer, mas também em como fazer.

Alan Matos

DL: Interessante, fiz uma linha no tempo aqui em minha cabeça quando você nos falou dos recursos que os professores utilizavam e percebi que quando somos inseguros acabamos se apegando a certos recursos, não é?

Pois você é formado em Recursos Humanos (RH), certo? Então, conta um pouco sobre como você chegou até aqui, neste cargo.

AM: Sim, eu era do RH, mas eu tive o interesse de me capacitar para entender melhor a área em que eu estava. Eu não conhecia a ConQuist, mas eu tinha um amigo que já trabalhava aqui.

Este amigo me contou de uma vaga, eu resolvi participar do processo seletivo, deu certo e eu vim trabalhar aqui. Então, para participar do processo, eu estudei o método e me apaixonei.

Afinal, desenvolver pessoas e negócios está no DNA da nossa empresa. A educação, assim como nosso CEO e fundador Roberto Madruga afirma, tem a necessidade de estar em constante evolução.

Por isso que o próprio Roberto estuda diariamente a leitura de artigos e pesquisa por informações e novidades todos os dias. Desta forma, ele consegue atrair cada vez mais pessoas e conectá-las ao conhecimento.

Porque é exatamente isso que a área da Educação Corporativa faz: conecta empresas e pessoas à atualização do conhecimento. Essa é a nossa grande missão.

DL: Muito inspirador isso, você está falando de pessoas e de negócios e a área da Educação Corporativa age nesses dois fatores. Quando falamos da área da Consultoria, tratamos a empresa como um indivíduo – se bem que a empresa é feita de pessoas – mas  a área de Educação Corporativa transforma a empresa por meio da transformação de indivíduos, ela é o supra sumo do nosso slogan, não é? É a ideia central da ConQuist?

AM: Exato, em nossa área, somos muito interessados nas pessoas. A área de Educação Corporativa não gosta de trabalhar com conteúdo de prateleiras.

Apesar disso, nós temos todos os conceitos bem estabelecidos: comunicação assertiva, liderança 4.0, Employee Experience, enfim, todos os desenhos e metodologias que  você pode imaginar estão bem estabelecidos, porém, nós não estamos vendendo cursos.

Nós transformamos pessoas e organizações por intermédio da educação. É inaceitável começar um treinamento de Educação Corporativa sem ouvir as pessoas. Não é pelo dinheiro, é pelo propósito. O propósito é maior que qualquer coisa, o sucesso do cliente é o que nos interessa. O sucesso do meu cliente é o sucesso do analista, do gerente, do vendedor, do atendente, do CEO e este é o nosso sucesso.

DL: Muito legal e já que você falou em sucesso de propósito. Percebo ser muito comum perder esse propósito de vista. Como você consegue manter seu propósito? Como você manteve isso vivo em você por todos esses anos?

AM: Primeiramente é você acreditar. Ou seja, enquanto você tem fé naquilo que você se propõe a fazer você não desiste do seu propósito.

Uma das coisas que aprendi é que o mundo muda e se eu não mudar, eu serei mudado. Por isso, eu prefiro mudar com o mundo de forma evolutiva do que ser obrigado a mudar de forma forçada, entende?

Nesse sentido, a evolução é benéfica quando você anda a favor dela. Basicamente, a ideia de ter um propósito e se manter firme nele é acreditar.

Acredite naquilo que você faz, tenha ideia de quem você é e o seu propósito evolui com você. Enquanto seu propósito estiver certo, ele não mudará.

homem sorridente com fundo cinza

Alan Matos é nosso Coordenador de Educação Corporativa

Gostou de aprender mais sobre a área da Educação Corporativa? Sua empresa já investe na educação de seus colaboradores? Para saber mais sobre isso, fale com a gente! A ConQuist é especialista em Educação Corporativa, conheça mais sobre nossos serviços. Temos 19 anos de existência e mais de 470 empresas atendidas com excelência. Atuamos junto aos negócios e às pessoas, com cursos e formações estratégicas, assim como com consultorias e treinamentos de alto impacto.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você