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Ferramenta CRM e Analytics: qual a diferença?

CRM e Analytics são frequentemente confundidos, mas não são a mesma coisa. Enquanto um é um nome designado normalmente a um software, o outro se refere a um input de dados. Neste artigo, você vai descobrir a diferença prática entre os dois para o tratamento dos clientes.
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Conhecer a fundo os clientes é uma tarefa essencial para qualquer negócio e é a diferença entre alcançar o sucesso ou o fracasso no mercado. Por isso, a busca por informações é quase uma obsessão de quem deseja ver sua rentabilidade crescer.

Na busca incessante por dados, muitos confundem a funcionalidade de algumas ferramentas e acabam tomando o rumo errado, como achar que o Google Analytics e a ferramenta CRM são equivalentes, ou que um pode substituir o outro. E foi pensando em esclarecer essa confusão que nós elaboramos este conteúdo.

O que é uma ferramenta CRM?

Nas  empresas é comum a utilização de uma ferramenta de CRM para gestão de clientes e vendas. Quando as empresas precisam captar novos clientes ou fazer a manutenção do relacionamento com seus clientes atuais é importante que eles tenham um histórico, saibam qual a melhor forma de atender cada um, quais produtos ou serviços são mais atrativos e qual o perfil de cada consumidor. Essas práticas norteiam as ações dos times de marketing e vendas, na elaboração de táticas mais eficazes para aumentar as vendas, oferecendo as ofertas certas. A esse processo damos o nome de estratégia de CRM, que difere do conhecimento em ferramenta CRM. Desde que o ser humano começou a negociar uns com os outros, se tornou necessário saber o que seu público deseja para oferecer o produto certo. Cativar um cliente, encantá-lo, para que continue consumindo seu produto e esse é o foco da estratégia de CRM.

O CRM condensa todas as informações do cliente em diversos canais

O software de gestão utilizado para gerenciar todas essas informações captadas e a comunicação com os consumidores é conhecido como ferramenta CRM para o relacionamento com o cliente. Em uma ferramenta CRM você pode centralizar todo o histórico de um cliente dentro da sua empresa, mas também pode colher alguns outros benefícios de um CRM como utilizá-lo na sua prospecção de vendas, na sua capacidade de atendimento, na integração das informações para o seu time.

Uma ferramenta CRM é responsável por todo o gerenciamento de clientes e potenciais clientes para sua empresa, de forma rápida, acessível e integrada. Imagine que você possui uma equipe de vendas externa, que precisa constantemente acessar informações de clientes. Seria muito trabalhoso e demorado se você precisasse enviar para cada vendedor uma planilha referente a cada cliente toda vez que houver uma atualização.

Com uma ferramenta CRM sua estratégia é mais assertiva e otimizada, permitindo que a equipe acesse de forma remota, a partir de qualquer dispositivo com internet. É possível até mesmo integrar o canal de comunicação! Vamos retomar nossa equipe de vendas externa e supor que eles, além de visitas, utilizem o Whatsapp para se comunicar com os clientes. Seria muito mais simples se o consumidor apenas precisasse adicionar um número para falar com seu vendedor, do que ter diversos contatos da sua empresa. Assim, caso você precise substituir alguém do time, o consumidor não seria afetado ou acabaria ficando sem atendimento por não saber outra forma de se comunicar com você.

Diferença entre a ferramenta CRM e Analytics

Agora que você viu um pouco sobre as duas ferramentas, podemos definir essa diferença. A ferramenta CRM é um recurso utilizado nas empresas para se relacionar diretamente com seus consumidores, mensurar o comportamento e os anseios do cliente junto à empresa, seja tirando dúvidas, reclamando, elogiando ou realizando uma compra.

Já o Analytics oferece um leque de dados complexos sobre o tráfego do seu site, das suas redes sociais e das suas campanhas de marketing. Esses dados auxiliam o desenvolvimento de ações dentro do seu negócio voltadas para o aperfeiçoamento da sua comunicação e de que forma tornar os seus canais mais receptivos de uma forma geral.

Empresas de qualquer segmento ou tamanho podem se beneficiar muito com o uso de ambas as ferramentas, que podem e devem trabalhar em conjunto. Principalmente se o seu objetivo é obter o máximo rendimento da sua gestão, desde o planejamento das ações, até o atendimento dos clientes.

Autoria: Guest post escrito em parceria com o amoCRM é um centro de comunicação para todas as suas valiosas conversas comerciais. Cada cliente em potencial obtém seu próprio perfil completo, onde você pode se comunicar com eles usando seus canais favoritos: telefone, SMS, email ou métodos de mensagem como o WhatsApp.

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