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Como o EXD afeta a experiência do colaborador?

Neste artigo, você saberá mais sobre o Employee Experience Design (EXD) e verá porque ele é uma estratégia poderosa para engajar os colaboradores e aumentar seus resultados.
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Por que a experiência do colaborador é importante? É disto que o Employee Experience Design, ou EXD, trata: sobre a jornada do colaborador na empresa. 

Afinal, sem bons colaboradores é impossível alcançar o sucesso em uma empresa, não é mesmo?

Tão importante quanto os clientes, precisamos focar em nossos colaboradores.

Quando falamos do Employee Experience Design (EXD) podemos pensar que se trata de uma concepção do layout, não é mesmo? Mas não é nada disso.

Neste caso, estamos nos referindo à construção, à ideação de projetos estruturantes que transformam de fato a gestão de pessoas na organização.

Neste artigo, você irá aprender mais sobre esta metodologia essencial para o crescimento organizacional. Para isso, refletiremos sobre os motivos que os colaboradores procuram uma determinada empresa e se os colaboradores estão realmente satisfeitos com seu trabalho. Será que sua empresa oferece o que o colaborador está procurando?

homem em tamanho grande está analisando três candidatos em tamanho pequeno com lupa. legenda explica que o EXD tem como objetivo unir o que o colaborador quer ao que a empresa precisa
O EXD é o encontro entre o que os candidatos procuram e o que a empresa precisa

Por que os colaboradores procuram uma empresa? Como o EXD pode ajudar?

Para refletirmos sobre as experiências dos colaboradores e o próprio EXD, iremos começar bem no princípio, ainda antes do colaborador entrar na organização.

Desta forma, devemos começar a refletir sobre a motivação desses colaboradores, com a questão: Por que as pessoas procuram certas empresas?

Antigamente, as empresas eram procuradas de forma que a motivação principal era a sustentação econômica. Ou seja, nas gerações anteriores, os empregos eram buscados para se ter um bom ganho financeiro e, talvez, a felicidade nem fosse tão importante assim, ficando em segundo plano.

Mas hoje a motivação é outra. Como vemos, as pessoas procuram determinada empresa para aprender continuamente e produzir algo útil para a sociedade. Este é um propósito muito presente nas novas gerações.

E quanto à escolha?

No passado, as pessoas escolhiam um trabalho, basicamente, influenciados pelo pai e pela mãe. Assim, filhos de mestres continuavam sendo mestres e filhos de médicos seguiam a medicina, era algo quase que algo natural, certo?

Entretanto, atualmente, as pessoas fazem uma escolha baseada em propósitos. Elas também desejam crescer mais rapidamente e querem mais oportunidades.

Você percebeu que temos uma mudança muito grande na motivação e em porquê as pessoas escolhem determinadas empresas? É por isso que temos que ficar atentos. Afinal, os colaboradores estão buscando um propósito, mas a verdadeira questão é: as empresas estão oferecendo o que eles buscam?

Os colaboradores estão satisfeitos com o seu trabalho?

Esta é uma questão importante para reflexão e para que as empresas consigam melhores resultados utilizando o EXD temos que refletir se os colaboradores estão satisfeitos com seu trabalho.

Por isso realizamos uma importante pesquisa com mais de 5 mil colaboradores. Vejamos seu resultado:

  • Enquanto as pessoas estão buscando crescimento rápido, as empresas fornecem crescimento lento;
  • Os candidatos buscam um crescimento contínuo. E as empresas oferecem treinamentos técnicos;
  • Os candidatos buscam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas as empresas não oferecem muita flexibilidade.
  • Enquanto os candidatos buscam por reconhecimento constante, as empresas também não oferecem isso.

Nem precisamos dizer o que isso gerou, não é? Pois é, gerou um conflito entre empresa e colaborador. Portanto, é necessário que as empresas fiquem atentas no que as pessoas estão buscando e no que elas estão oferecendo.

Mas, você acha que isso só acontece no Brasil? Infelizmente a realidade é mundial. Uma pesquisa da Gartner revelou que apenas 13% dos funcionários estão totalmente satisfeitos com suas experiências.

Desta forma, as organizações estão fazendo investimentos significativos em esforços para melhorar as experiências de seus colaboradores através do EXD.

Há ainda, outra pesquisa que nós, da ConQuist, conduzimos e, como resultado, temos que somente 19% dos colaboradores concordam com a seguinte afirmação: “O RH realmente entende o que pessoas como eu precisam e querem.”

Além disso, temos uma segunda questão bastante emblemática, sobre o distanciamento das pessoas com o negócio. Neste caso, somente 28% dos colaboradores concordam com a afirmação: “A equipe do RH envolve suficientemente os funcionários quando na identificação das necessidades de negócios.”

Desse jeito, você concorda que chegou o momento que é preciso realmente analisar o que as empresas estão fazendo com a gestão de pessoas?

Como o EXD atua

Com base nas pesquisas anteriores, ficou fácil perceber porque o Employee Experience ganha cada vez mais destaque nas organizações, não é mesmo? Porque ele leva as empresas a refletir sobre a jornada dos colaboradores e colocar em prática uma oferta de valor mais interessante.

Mas, você deve estar se perguntando, como fazer essa oferta mais interessante? Através da observação, estudo e mapeamento da experiência do colaborador desde quando ele passa por um teste de seleção até o momento de onboarding e de todos os processos que ele passa dentro da organização.

Este é o objetivo do Employee Experience Design: focar nas experiências das pessoas, clientes e colaboradores.  O Employee Experience (EX) e suas ideias se conectam perfeitamente nesta nova era: a era do propósito.

Afinal, as pessoas devem ser, sempre, o centro de qualquer organização. Colaboradores que possuem experiências positivas levam as mesmas para seu dia a dia, para seus clientes e para seus parceiros de equipe, aumentando o engajamento e, consequentemente, a produção.

Para engajar seus colaboradores e aumentar seus resultados, entre em contato conosco. Somos uma empresa especializada na metodologia do Employee Experience Design (EXD). Se você tem interesse em seus benefícios, conheça mais sobre nossos serviços.

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