A venda tradicional está ultrapassada. A forma de vender mudou e muitas empresas ainda não entenderam isso. Não adianta mais pensar nos diversos passo a passos, na ideia de linearidade, supondo que o cliente vai ter uma necessidade, você vai suprir e ele vai comprar.
Pensando nos processos tradicionais de venda, devemos considerar que a venda não é necessariamente linear. Durante o processo de negociação, seja presencial ou a distância, não existe padrão, nem etapas predefinidas. Diante dessas complexidades, recomendamos fortemente a adoção das práticas de Customer Experience Selling.
Realizamos diversas pesquisas, dispondo de dados e informações sobre a importância de trabalhar com metodologias baseadas em marketing sensorial, paradigmas da programação neurolinguística, novos paradigmas de mentoria em vendas e novas técnicas de negociação. Através dessas competências, a força de vendas obtém maiores respostas, aumentando os resultados tanto na venda inicial, quanto na fidelização, visando futuras negociações.
Uma das formas de obtermos sucesso é agregando a técnica de vendas já consolidada, com técnicas de Customer Experience e Customer Success. Esse somatório de forças origina o Customer Experience Selling. Iremos conversar agora sobre como implantá-lo.
Por onde começar, de fato, o projeto de CX Selling? O ponto inicial é não pensar apenas no produto, a empresa não deve focar somente no que dispõe e no que oferece ao mercado. Além disso, não é recomendado considerar que a satisfação alta do cliente é garantidora de novas vendas e de novos resultados. De fato, não é, pois o cliente pode querer experimentar a concorrência, uma vez que a primeira compra foi concluída com sucesso, mas a experiência não foi tão acolhedora e positiva a ponto de fidelizar esse comprador.
Implantar a experiência do cliente nas empresas é mais do que urgente nos dias atuais, pois eles vêm exigindo das empresas novas posturas sobre a jornada de vendas. Veja esses dados:
O relatório Forbes Insights e Arm Treasure Data entrevistou 200 executivos sêniores na experiência do cliente (CX), além de mais de mil consumidores de todo o mundo e concluiu que:
- 83% afirma que CX mal implantado coloca em risco a receita e a participação de mercado da empresa.
- 77% dos consumidores trocariam os produtos adquiridos por experiências positivas.
- 74% comprariam somente pela experiência.
Todos esses dados levam à compreensão da importância da criação de uma cultura organizacional, fazendo com que os colaboradores, especialmente a força de vendas presencial ou remota, façam diferente, pensando muito mais no ato da negociação e em proporcionar positivas experiências e emoções aos seus clientes.
Com isso, a negociação se torna um processo absolutamente natural, sendo consequência de um fluxo de relacionamento inteligente, devidamente estruturado, planejado e estudado, humanizado e ao mesmo tempo digital, atraindo novos consumidores e até mesmo os já fidelizados.
Aproveite para se capacitar com a nossa Certificação em Customer Experience Selling – CXSelling. O modelo de aula idealizado pela ConQuist foi concebido para levar o aluno a se aprofundar no tema e enriquecer suas atividades ligadas a venda presencial e a distância (online, telefone, e-mail, redes sociais e WhatsApp).
Baixe nosso ebook sobre o CX Selling. Nele trazemos outros indicadores relevantes e diversos cases de sucesso.
Se você deseja conhecer mais sobre Customer Experience Selling, e outros temas, acesso nosso Laboratório de Inovação, o ConQuist Labs.
Um grande abraço,
[email protected]conquist.com.br
Referência: