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Conheça 6 Tendências dos colaboradores

Conheça as 6 tendências atuais dos colaboradores e porque elas são tão relevantes!
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O Employee Experience fundamentou-se na mudança rápida no comportamento das pessoas. Precisamos acompanhar essa tendência. Vejamos, por exemplo, quais eram as tendências para a motivação das pessoas: antigamente, para o trabalho, ela era eminentemente pela sustentação econômica, ou seja, trabalhava-se para ganhar dinheiro.

Atualmente, este comportamento já mudou. Hoje, a motivação para o trabalho é aprender continuamente e produzir algo útil para a sociedade, ou seja, trabalha-se para se desenvolver.

Desta forma, essa mudança modificou o ambiente de trabalho e isso pode confundir os gestores de pessoas, porque, antigamente, era mais fácil você liderar, pois, liderava-se a partir da dependência econômica, e agora isso já não é mais assim.

Antigamente, a escolha do trabalho era bastante influenciada por parentes e amigos e agora o que mais influencia nessa escolha são os propósitos. Assim, este é outro fator que abala completamente as estruturas porque os líderes ainda não sabem liderar por propósitos.

Isso acontece porque, no Brasil, poucos líderes compreendem o mecanismo do Employee Experience, por isso, o primeiro passo para entender a metodologia é compreender como as pessoas são, ou seja, o que os colaboradores estão buscando e quem são eles.

Deste modo, neste artigo, iremos ver quais são as tendências dos colaboradores e seus comportamentos e compreender um pouco mais o que são tendências. Vamos lá?

O que são tendências?

Para toda pessoa que deseja se tornar um bom líder, é fundamental aprender a se deslocar e se permitir observar e medir as tendências.

O Employee Experience fundamentou-se na mudança rápida no comportamento das pessoas. Precisamos acompanhar essa tendência. Vejamos, por exemplo, qual era a motivação das pessoas: antigamente, para o trabalho, ela era eminentemente pela sustentação econômica, ou seja, trabalhava-se para ganhar dinheiro.

Atualmente, este comportamento já mudou. Hoje, a motivação para o trabalho é aprender continuamente e produzir algo útil para a sociedade, ou seja, trabalha-se para se desenvolver.

Desta forma, essa mudança modificou o ambiente de trabalho e isso pode confundir os gestores de pessoas, porque, antigamente, era mais fácil você liderar, pois, liderava-se a partir da dependência econômica, e agora isso já não é mais assim.

Antigamente, a escolha do trabalho era bastante influenciada por parentes e amigos e agora o que mais influencia nessa escolha são os propósitos. Assim, este é outro fator que abala completamente as estruturas porque os líderes ainda não sabem liderar por propósitos.

Isso acontece porque, no Brasil, poucos líderes compreendem o mecanismo do Employee Experience, por isso, o primeiro passo para entender a metodologia é compreender como as pessoas são, ou seja, o que os colaboradores estão buscando e quem são eles.

Deste modo, neste artigo, iremos ver quais são as tendências dos colaboradores e seus comportamentos e compreender um pouco mais o que são tendências. Vamos lá?

Tendência ou situação?

O primeiro passo é não confundir estratégia empresarial com tendências, para isso, faça sempre esta pergunta a si mesmo: “isso é uma situação ou uma tendência”?

A questão do situacional é algo provisório, por exemplo, um funcionário que tem um líder grosseiro, que o trata mal, isso não é uma tendência, isso é algo situacional. Ou seja, está acontecendo isso naquele momento, naquele lugar e com aquela pessoa, seja individual ou coletivo.

Enquanto a tendência é algo que leva as pessoas a seguirem um comportamento, ou seja, leva seguidores para uma determinada ação. Pois, o ser humano possui mecanismo de sobrevivência, não é?

Logo, um desses mecanismos é o nosso instinto, que se encontra no nosso cérebro e existe há milhões de anos, desde a pré-história. Esta parte do cérebro está muito ligada ao instinto e ao córtex é onde pensamos, refletimos e projetamos.

Entretanto, as pessoas agem na maior parte das vezes instintivamente, sem notar. Desta forma, os comportamentos que são tendências são aqueles que imitamos nos outros, sem pensar muito no motivo.

trabalhadores jovens estão juntos trabalhando seguindo algumas tendências
Nova geração, novas tendências dos novos colaboradores

6 Tendências dos colaboradores

Existem tendências que vêm de fora, através das pessoas, não através das estratégias, e rapidamente elas dominam o ambiente corporativo e levam os colaboradores a ter comportamentos. Nem todos são afetados, mas a grande maioria sim.

Por isso, as tendências são como grandes ondas, elas entram nas organizações, ficam durante um tempo e depois vão embora. Então, quais são as principais tendências que estão afetando os colaboradores atualmente? Confira!

1.   Trabalho com propósito

A tendência de trabalhar com propósito não é uma estratégia empresarial, são as pessoas que passaram a desejar um maior pertencimento. Pois, elas aprenderam com os pais que trabalhar somente com dinheiro não faz ninguém feliz.

2.   Desenvolvimento contínuo

Os colaboradores estão buscando por desenvolvimento contínuo e em tudo, ou seja, tudo é desenvolvimento e aprimoramento. Desta forma, um feedback tem que ser desenvolvimento.

Essa tendência é tão forte que aquele “feedback sanduíche”, muito praticado, ou seja, aquele que começa com uma boa notícia, aí segue uma crítica e depois finaliza com uma boa notícia novamente, já não é mais aceito.

Os colaboradores estão acusando seus líderes de serem mentirosos e um dos responsáveis por isso é este tipo de feedback, porque propaga um falso elogio. Por isso, a tendência é ter uma conversa verdadeira, pois as pessoas querem ser ouvidas, mas também querem transparência na comunicação.

3.   Líderes que inspiram

As pessoas desejam ser lideradas por pessoas que sejam inspiradoras e não apenas tecnicamente boas, ou seja, lideradas por propósitos e não apenas por ser o chefe deles.

4.   Ter amigos

Quanto mais amigos ter no ambiente de trabalho, mais tempo o colaborador permanecerá na organização. Afinal, um dos fatores que levam a maior longevidade na organização é ter amigos ali, não é o salário, mas sim o fato de ser aceito na organização e sentir-se bem, sentir-se em casa.

5.   Proativos

Este caso refere-se a transformar inquietações, por exemplo, a discriminação, transformá-la em uma questão mais proativa, ou seja, os colaboradores não querem ser somente contra o racismo, mas eles querem também ser antirracismo proativamente.

Em outras palavras, isso quer dizer que não adianta não ser racista, tem que lutar contra, não apenas desejando mais igualdade, mas sendo defensores da causa, trabalhando proativamente nisso.

6.   Flexibilidade

Os colaboradores desejam maior flexibilidade em seu ambiente de trabalho, seja na metodologia, na forma de trabalhar, na função, no local, nas tarefas, nos horários, enfim, em tudo.

A flexibilidade é um fator bastante valorizado pelos colaboradores em geral.

Tendências são como ondas

E o que você acha? Que estamos preparados para viver essas tendências dos colaboradores e transformá-las em atitudes positivas para nossos colaboradores e nosso crescimento como gestor de pessoas?

Afinal, as tendências são maiores que nós, elas são como ondas, você não consegue pará-las nem impedi-las de chegar, não é mesmo?

O Employee Experience é uma metodologia que visa preparar melhores gestores a partir da identificação de tendências dos colaboradores e transformá-los em ações positivas. Ou seja, se as tendências são ondas, a metodologia te ensinará a surfar nelas e aproveitá-las.

Portanto, o Employee Experience é uma importante estratégia corporativa que visa tornar a experiência dos  colaboradores da empresa realmente relevante, participativa e decisiva, promovendo assim seu engajamento, satisfação e aumento espontâneo de produtividade.

Quer saber mais sobre este tema? Então, fale com a gente! A ConQuist é referência em treinamento e formação de líderes, ministrando treinamentos, mentorias e workshops. Teremos prazer em te atender e te auxiliar a alcançar resultados mais poderosos.

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