fbpx

4 dicas para se tornar um líder de alta performance

Aprenda a desenvolver as principais características de um bom líder de equipe.
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Liderar é uma função nobre, com a tendência de ser cada vez mais valorizada nas organizações. O verdadeiro líder de alta performance realiza uma série de ações, sendo algumas planejadas e outras espontâneas, com a finalidade de comandar, conduzir, influenciar e inspirar pessoas diariamente.

Já se foi o tempo em que ser um ótimo comunicador e carismático garantia que a gestão de pessoas seria bem sucedida. Tanto a comunicação, quanto a característica pessoal de carisma auxiliam na liderança, contudo, não é o bastante, pois, para exercer a liderança de alta performance é necessário o desenvolvimento de novas competências e a aplicação de estratégias específicas. Neste artigo, vamos apresentar quatro dicas imprescindíveis para quem visa exercer a liderança de alta performance no mais alto nível.

Participação

Quando aplicamos a estratégia de participação, promovemos o engajamento das pessoas com a finalidade de aumentar a colaboração da equipe e o sentimento de pertencimento. O líder de alta performance deve proporcionar momentos em que membros da equipe troquem experiências e contribuam para o sucesso da organização. Assim, todos saem ganhando. Um bom exemplo de participação é convidar os colaboradores para opinarem sobre o processo de trabalho, metas e o processo de inovação.

Diferenciação

Cada vez mais observamos que o ser humano procura se diferenciar e assumir identidade própria, criando seu próprio estilo. O papel da liderança moderna é respeitar a diversidade e ter sabedoria para conduzir uma equipe diversificada. Saber trabalhar com pessoas distintas em termos de perfil, cultura, aparência, idade, gênero outros é uma arte imprescindível nos dias atuais. Inclusive, é de grande responsabilidade social.

Exemplificação

Pense em alguém que você admira. Já percebeu que grande parte desse arrebatamento vem dos exemplos concretos que essa pessoa disseminou com o passar do tempo? Dar exemplo é um ensinamento que o líder de alta performance pode e deve praticar com a sua equipe. Quando há uma nova tarefa pouco dominada pelos colaboradores, o gestor realmente interessado no processo criará formas de fazê-la (num primeiro instante) em conjunto, para que o time adquira confiança em si. Com o passar do tempo, as pessoas se sentirão mais seguras e, consequentemente, mais independentes.

Desenvolvimento

Os profissionais mais sábios já descobriram que o segredo é desenvolver colaboradores de forma que a empresa tenha um manancial de talentos e assim competirem com o mercado. O líder que investe no surgimento de novas lideranças estará pavimentando os caminhos que percorrerá na empresa rumo à promoção. Assim, o líder de alta performance, pode e deve desenvolver a estratégia para desenvolver seus colaboradores, como soluções de Educação Corporativa, treinamentos, palestras e certificações.

A ConQuist é referência no Brasil em Consultoria EmpresarialTreinamentos in CompanyCursos de FormaçãoPalestras MotivacionaisProgramas de CoachingEducação a Distância e Certificações de alto impacto, desenvolvendo e aplicando projetos com excelência, sempre focada na experiência dos clientes, alunos e parceiros.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp