Gestão por Competências com foco em resultados

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Desde que nos conhecemos por seres humanos estamos desenvolvendo nossas competências. Há mais de 300 mil anos, o Homo Erectus descobriu que, ao friccionar duas pedras, as faíscas produziam fogo. Aprendemos a dominar esse novo tipo de energia, e, portanto, cozinhar. Conseguimos domesticar animais. Aprendemos a contar histórias nas aldeias, e logo nos tornamos educadores.

Assim surgiu a metodologia, a tecnologia, a vontade do ser humano aprender e não parar jamais. Somos indivíduos insaciáveis por novas habilidades e tudo indica que essa jornada não se esgotará.

Na atualidade, desenvolvo e aplico modelos de gestão nas empresas que são impulsionados fortemente pela criação e aprimoramento de competências que representam, em seu significado maior, a força motriz para o sucesso de qualquer organização.

Competência é a soma do motor mais o combustível interno das pessoas que tem a finalidade de movimentar as empresas e a sociedade em que vivemos. Por isso, a Gestão por Competências se torna tão importante.

Competência, o Santo Graal

Competência é o Santo Graal que diariamente milhões e talvez bilhões de pessoas no mundo buscam incessantemente. De um lado, a pessoa que deseja se qualificar e deve investir tempo, dedicação e, por vezes, dinheiro. Por outro, as organizações que precisam investir nos seus colaboradores e parceiros, não apenas monetariamente, como também com tempo, recursos, metodologias e projetos educacionais consistentes e duradouros. Quando isso ocorre, há geração de benefícios mútuos para todas as partes, além de proporcionar prosperidade para a sociedade.

Praticar a Gestão por Competências é desenvolver pessoas e, consequentemente, a organização, rumo ao futuro de curto, médio e longo prazo, nos quais as partes estarão mais engajadas e preparadas para responder aos desafios impostos pelo mercado.

Administrar os recursos humanos de uma empresa pelo método de Gestão por Competências é um processo mais profundo do que se pensa, pois envolve todos os subsistemas de talentos humanos, desde o momento em que as competências são mapeadas, os profissionais são selecionados, avaliados e capacitados a partir das mesmas. Veja o diagrama a seguir:

Tipos de competências

Em reuniões com executivos, é comum percebemos que as pessoas confundem os diversos tipos de competências, o que pode gerar algum ruído na comunicação mesmo que a intenção seja desenvolver pessoas. Existem muitas classificações e muitos pontos de vista. Como uma pequena contribuição, vou pontuar as mais importantes.

Nas minhas pesquisas e experiência há quatro categorias de competências: quanto ao tipo de aplicação, abrangência, planejamento estratégico e emocional, conforme figura:

Irei apresentar em mais detalhes a categoria por aplicação formada por competência técnica, competência comportamental e competência híbrida:

Competência técnica: como o nome já diz, ela é responsável pelo upgrade técnico e instrumental dos alunos. A sua prioridade é voltada para a execução de trabalhos mais especialistas do que estratégicos. O que vale para a competência técnica é o domínio especialista para o sucesso da execução da tarefa com maestria. Exemplos: elaboração de planilhas, procedimentos operacionais e relatórios analíticos.

Competência comportamental: aquela que conduzirá a pessoa para níveis mais elevados de relacionamento com ele mesmo e com as pessoas que interage. A competência comportamental não é de fácil assimilação como a técnica e, logo, precisa de instrutores diferenciados. Exemplos: inteligência emocional, trabalho em equipe, pró atividade.

Competência híbrida: acumula tanto a natureza técnica, quanto a comportamental. Dessa forma é a competência mais complexa, por isso, mais difícil de ser desenvolvida do que as anteriores. Alguns exemplos: negociação, liderança e comunicação interpessoal. Em muitos casos a organização para desenvolver competências híbridas nos seus funcionários, contratando consultorias especializadas em educação corporativa.

Tenha cuidado com o estacionamento de competências

Você sabia que existem verdadeiros estacionamentos lotados de competências paradas, sem uso?

O fato de alguém adquirir uma nova competência pode não ser suficiente para o seu sucesso profissional e também da empresa se não houver um esforço para a obtenção de resultados a partir dessa competência.

Veja esse exemplo: Um gerente fez uma pós-graduação em Gestão de Pessoas, se formou com grau 10 e não colocou em prática essa competência no dia a dia com sua equipe para se tornar um melhor líder. Então, essa competência estará simplesmente guardada para si e não irá beneficiar outras pessoas na sociedade. Portanto, é uma competência que está no estacionamento.

Competência estacionada é aquela que não é colocada em prática e fica guardada somente para a pessoa que se capacitou, portanto, não há resultados para a empresa, nem para a sociedade.

É por isso que criei o novo significado de competências e, por isso, estou recebendo vários feedbacks positivos sobre essa ampliação.

C.H.A.R, ampliando o significado de Competência

Sendo para fins lucrativos ou não, toda organização busca maximizar seus frutos e para isso precisará contar com o seu ativo mais valioso: pessoas competentes e orientadas ao resultado.

Baixe agora o e-book C.H.A.R – o novo significado de competências! Nele trago diversos dados, informações e cases de sucesso sobre esta rica metodologia. Confira!

A ConQuist é referência no Brasil em Consultoria EmpresarialTreinamentos in CompanyCursos de FormaçãoPalestras MotivacionaisProgramas de CoachingEducação a Distância e Certificações de alto impacto, desenvolvendo e aplicando projetos com excelência, sempre focada na experiência dos clientes, alunos e parceiros.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você

Conexão ConQuist - Omnichannel, o futuro do varejo ​

Preenche o formulário para ter acesso ao video.