fbpx

Desafios da Educação Ambiental

A necessidade de preservar o meio ambiente é uma discussão que tem motivado a sociedade. E essa discussão unânime que tem estado presente também nas pautas de agendas de todo o mundo.

Trata-se do fruto de um movimento de conscientização e de implementações de políticas públicas relativas a um tema tão importante.

            No Brasil, por força da lei n° 9.795, a educação ambiental tornou-se visível, através da Instituição da Política Nacional de Educação ambiental. Foi autorizada no dia 27 de abril de 1999, afirmando em seu Artigo 2° que: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”.

            Apoiado pela lei, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares, entretanto, apesar desse fato, a Educação Ambiental, hoje, enfrenta um grande desafio no que diz respeito à qualificação dos professores que, muitas vezes, não recebem treinamento adequado para abordar o tema em suas disciplinas, além da própria ausência de um projeto pedagógico que oriente essa tarefa de forma eficaz. Além disso, o projeto pedagógico ambiental deve levar em conta tanto o educador como o aluno enquanto agentes transformadores da realidade, com tarefas que possam ser facilmente executadas no contexto local, como, por exemplo, reciclagem e reaproveitamento de objetos duráveis.

SAIBA MAIS:

Agora, o novo relatório da Anistia Internacional elenca medidas urgentes que governos e empresas devem adotar para proteger os direitos humanos diante dos impactos das mudanças climáticas.