Como calcular a carga horária de estudo para cursos online

Saiba como dimensionar e calcular a carga horária equivalente de estudos para cursos online baseando-se em técnica.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

EaD fabrica de conteúdo

Muitos educadores e alunos costumam se perguntar: como se calcula a carga horária para cursos e treinamentos online? Uma dúvida recorrente: cada 10 minutos de vídeo assistido pelo aluno equivale a quantas horas recomendadas de estudo?

Parece algo óbvio, mas não é, inclusive, a falta de informação costuma gerar muitas dúvidas nas suas partes. Nesse artigo irei apresentar como se calcula a carga horária equivalente para dois tipos de cursos: cursos online assíncronos e cursos online síncronos.

Cursos online assíncronos

A modalidade assíncrona é formada pelos módulos de Educação a Distância que ficam disponíveis na plataforma de LMS – Learning Management System, permitindo ao aluno realizar o curso ou treinamento nos horários que preferir. Ele mesmo se planeja para completar o conteúdo. Nesse caso, todas as atividades desenvolvidas devem apresentar uma determinada coerência ao se determinar a carga horária que o aluno precisará estudar. Por exemplo, os vídeos devem ser curtos, chegando a no máximo 10 minutos. Contudo, o ideal é que o aluno assista mais de uma vez e dedique tempo para refletir e resumir o que aprendeu com ele. Portanto, um vídeo de 10 minutos equivale a 20 minutos de estudo recomendado.

Os cursos online assíncronos ocorrem mediante a demanda do aluno, prescindem de vários recursos instrucionais para reter a atenção do estudante e, assim, levá-lo a maior retenção do conhecimento. São exemplos de atividades: vídeos, e-books, artigos, audiobook, podcasts, frames (slides), quiz e testes de conhecimento.

Cadastre-se e fique por dentro de nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo nosso time e focados no seu desenvolvimento.

Nas observações que desenvolvi, na média, os alunos precisam rever um mesmo material mais de uma vez, seja em forma de vídeo, artigo ou qualquer outro recurso instrucional que fizer parte da aula. No caso de uma página de um e-book cada aluno tem um tempo de leitura diferente, mas recomendo utilizar 5 minutos por página, incluindo-se o tempo de reflexão e resumo do que aprendeu.

Já no caso de um artigo, que apresenta mais palavras por página do que um e-book, cada página lida pelo aluno equivale a 8 minutos gastos, contabilizando que a leitura deve ser sucedida ao ato de reflexão e resumo.

A tabela a seguir apresenta cada recurso instrucional e o tempo estimado de estudo para cada métrica que recomendo.

Recurso instrucional Métrica Tempo estimado de estudo
Vídeo Cada minuto de vídeo assistido pelo aluno 2 minutos
E-book Cada página de e-book lida pelo aluno 5 minutos
Artigo Cada página de artigo lida pelo aluno 8 minutos
Audiobook Cada minuto de áudio ouvido pelo aluno 3 minutos
Frame (slide) Cada frame(slide) estudado pelo aluno 5 minutos
Quiz Cada questão respondida de quiz 4 minutos
Teste de conhecimento 1 Cada questão respondida de teste de conhecimento múltipla escolha 7 minutos
Teste de conhecimento 2 Cada questão respondida de forma dissertativa 25 minutos

Cursos online síncronos

Os cursos online síncronos são aqueles em que ocorrem em tempo real na mediação entre professor e aluno. São exemplos: as transmissões via plataforma de videoconferência e webinares.

Para calcular a carga horária de estudo correspondente para Cursos online síncronos é bem mais fácil já que tudo será tratado em tempo real entre o educador e o aluno. Então uma aula de 2 horas terá a carga horária equivalente igual, ou seja, 2 horas.

Se você deseja conhecer meu livro, que serviu de fonte de inspiração para esse artigo publicado no Lab de Inovação ConQuist, veja a bibliografia clicando aqui.

Um grande abraço e lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você