Quais são os pilares na gestão de conteúdo em cursos EaD?

Conheça quais são as competências primordiais na implementação de cursos online de excelência.
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

A educação a distância segue sendo a modalidade com o maior crescimento nos últimos tempos. Com o rápido avanço tecnológico, novas formas de aplicação e gerenciamento de conteúdo, em pouco tempo, este segmento deve ser a principal escolha para companhias que visam capacitar seus profissionais.

Neste artigo, irei apresentar cinco competências que devem ser consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento e implementação de cursos em EaD com um alto índice de assertividade e satisfação dos alunos.

Design instrucional

Criar conteúdo para EaD não é uma tarefa tão fácil. Os conteúdos precisam ser cada vez mais relevantes para o aluno, agregar conhecimento em suas vidas e despertá-los para a vontade de seguir em frente e adquirir novas habilidades. Portanto, a definição de diversos recursos, métodos e técnicas são primordiais no desenvolvimento de processos em EaD. Com eles, se estabelecem padrões de ensino, analisando e entendendo o contexto da demanda dos usuários que irão utilizar a plataforma online e os engajando com o conteúdo disponível cada vez mais.

Pesquisa de objetos de aprendizagem

Já pensou se na produção de todos os cursos de EaD tivermos que partir do zero sem aproveitar imagens, textos, fotos e questionários? Objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser perfeitamente reutilizados, revisados e modernizados para novos módulos em EaD. Podem ser também originais de vídeos, áudios, textos, gráficos, infográficos e animações.

Para que um objeto de aprendizagem possa ser recuperado e reutilizado será importante que a área responsável desenvolva uma forma de classifica-lo para não o perder de vista.

Design gráfico

O tratamento visual das informações do EaD é um processo complexo, pois muitas vezes o designer não possui experiência na educação de adultos, o que de fato pode levá-lo a criar imagens e esquemas bonitos, sem, no entanto, colaborar para contar, através de imagem, a história certa para a pessoa certa.

O Design Gráfico é uma competência tão importante que existem cursos de graduação com 4 e 5 anos de duração para formação conceitual e técnica de pessoas. Fico orgulhoso porque minha primeira graduação foi nessa área e até hoje colho frutos com o pensamento sistêmico e com a forma de trabalhar em projetos, ambos adquiridos no Desenho Industrial.

Cadastre-se e fique por dentro de nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo nosso time e focados no seu desenvolvimento.

Produção de videoaulas

Vamos ser sinceros. Grande parte dos cursos de EaD no passado privilegiaram animações sem graça, criação de personagens infantilizados para o público adulto e abusaram de movimentos pirotécnicos, fazendo coisas voarem, piscarem e gritarem na tela do aluno a todo momento.

Qual o resultado dessa euforia pela tecnologia? Isso gerou por parte de vários alunos grande resistência ao aprendizado e fez com que muitas empresas jogassem dinheiro no lixo. É por isso que a videoaula ganhou um papel muito importante no EaD e está de longe sendo uma grande tendência. No entanto é importante combiná-la com demais atividades como por exemplo textos para leitura, material para download e simulação.

Gamification

A Gamificação quando bem desenvolvida identifica bem o perfil dos participantes bem como as ferramentas que serão empregadas em sala de aula ou em treinamentos online. Por isso, se torna importante que os educadores estudem as mecânicas de jogos, a lógica que está por traz deles e explorem a melhor maneira de promover a aprendizagem, despertando o interesse nos alunos.

Quando bem aplicadas, estas ferramentas apresentadas dão toda a possibilidade de sucesso e desenvolvimento profissional ao aluno, e consequentemente, da empresa criadora do material.

Se você deseja conhecer meu livro, que serviu de fonte de inspiração para esse artigo publicado no Lab de Inovação ConQuist, veja a bibliografia clicando aqui.

Um grande abraço e lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você