Rapid Learning, educando pessoas ao invés de distrai-las

Conheça mais sobre essa inovadora modalidade de desenvolvimento de conteúdos para cursos on-line.
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Nesse artigo irei desmistificar que treinamentos são sinônimo de efeitos visuais mirabolantes para os alunos. Esqueça isso, o momento está pedindo que sejamos mais assertivos, por isso, recomendo o Rapid Learning.

A evolução das plataformas de Ensino a Distância tem se intensificado ainda mais nos últimos anos. Fato que comprova essa afirmação é o aumento do investimento das grandes empresas nessa modalidade de treinamento, visando capacitar seus colaboradores para a excelência no atendimento das demandas internas e externas do ambiente corporativo.

Existem muitas crenças enraizadas sobre EaD, que fazem empresas perderem energia e tempo com produções educacionais que não necessariamente trazem maiores resultados.

Cadastre-se e fique por dentro de nossas novidades!

Receba conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo nosso time e focados no seu desenvolvimento.

Uma das crenças é de que o aluno sempre gosta de grandes efeitos visuais e excesso de conteúdo. Isso tem levado diversos treinamentos online a não cumprirem o seu objetivo educacional, “distraindo ao invés de educar pessoas”.

O mesmo problema ocorreu há muitos anos quando se popularizaram as apresentações em datashow com PowerPoint, que recebia efeitos espalhafatosos de animação. Era uma espécie de movimento criativo dos instrutores que não aguentavam mais os antigos e estáticos projetores de transparência.

No entanto, apesar de tanto tempo transcorrido, há muito desperdício nas produções de cursos online.

Uma das tendências é que o EaD passe por uma transformação, simplificando sua forma de apresentar-se ao aluno. Chamamos esse processo de Rapid Learning por suscitar a produção de conteúdo online mais assertiva e menos rebuscada.

Em meu livro Treinamento e Desenvolvimento Com Foco Em Educação Corporativa, apresento e defino o Rapid Learning como:

Rapid Learning é o processo de produção de conteúdo em EaD mais célere do que o processo convencional, que visa atender as demandas da sociedade por maior agilidade na produção, abrindo mão dos efeitos técnicos rebuscados e no seu lugar criando cenas e frames mais simples, sempre respeitando o objetivo instrucional e o conteúdo a ser ministrado. O foco do Rapid Learning é o resultado da aprendizagem e não um show pirotécnico.  

Esta metodologia reúne outras características positivas. O custo mais acessível da confecção do material deve ser levado em consideração, pois facilita sua implantação em empresas de médio e pequeno porte.

Nesse sentido, outra vantagem destacável do Rapid Learning é a fácil atualização do conteúdo presente no curso, uma vez que o arquivo se encontra de forma mais enxuta e objetiva, facilitando os responsáveis pela sua manutenção. Exemplos de atualizações que podem vir a ser aplicadas são alterações de alguns termos considerados ultrapassados presentes no treinamento, ou a mudança de normas ortográficas durante o tempo em que a capacitação estiver disponível.

Desta forma, investir em cursos baseados em Rapid Learning podem trazer grandes resultados para as empresas especializadas e também para a capacitação a curto prazo dos profissionais interessados, que irão contar com um material eficiente e objetivo. Em nossa consultoria, temos vários projetos de Rapid Learning com grandes empresas, que estão muito felizes.

Se você deseja conhecer meu livro, que serviu de fonte de inspiração para esse artigo publicado no Lab de Inovação ConQuist, veja a bibliografia clicando aqui.

Um grande abraço e lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga.

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Recomendado para você