Conheça a importância da modelagem da Cultura Organizacional

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Cultura Organizacional é o jeito de ser e de agir de uma empresa, que podem ser modelados por estímulos emanados da liderança através de comportamentos refletidos por ela e por estratégias de Gestão de Pessoas quando bem conduzidas.

Além disso, ela também é o somatório dos valores compartilhados pelos colaboradores durante sua jornada de experiência na empresa, dando origem ao tão comentado DNA corporativo.

É de extrema importância que os colaboradores saibam como a cultura da empresa foi sendo moldada ao longo dos anos. No início de qualquer organização, a cultura é ditada pelos fundadores que influenciam, mesmo sem notarem, as pessoas que irão trabalhar futuramente na companhia.

Ainda que os fundadores sejam discretos, é praticamente impossível não transmitirem seus valores para os colaboradores. Mesmo que não pronunciem uma única palavra durante a jornada, jamais apareçam na empresa, eles estão na mente das pessoas que lá atuam. Suas ordens, direcionamentos e paradigmas de qualidade, por si só, são formas de transmitir qual o padrão de comportamento esperado dos indivíduos.

Também é perceptível que os fundadores narram frequentemente suas histórias, mitos e tradições para os colaboradores, facilitando de certa forma a formação de um jeito de agir da empresa. As pessoas são sensíveis a essas passagens e tendem a buscar um sentido para o que estão fazendo na companhia. Daí a importância de as narrativas dos líderes serem feitas, contando com o capricho do storytelling.

Como se posicionam os produtos e serviços da empresa? Mais inovadores ou mais tradicionais? Como é o estilo de liderança adotado? Como é realizado o reconhecimento das pessoas que alcançaram resultados? A empresa utiliza da meritocracia ou prefere o relacionamento para incentivar as pessoas? A comunicação no ambiente de trabalho é formal ou mais descontraída?

As respectivas respostas são produzidas pelos fundadores e pelos líderes, que irão moldar a Cultura Organizacional, estimulando as pessoas no ambiente de trabalho com suas crenças, direcionamentos e decisões. Com o passar do tempo, não apenas os líderes exercem influência sobre as pessoas. Líderes e liderados influenciam e são influenciados mutuamente e continuamente no grande jogo da cultura empresarial.

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