As competências indispensáveis para excelência na educação a distância (EaD)

Conheça as cinco competências que são indispensáveis para sua empresa alcançar a excelência na aplicação de cursos em EaD.
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Educação Corporativa

Para um alto índice de qualidade e satisfação dos alunos, os cursos de EaD devem ser cercados de uma gestão impecável na educação a distância. Com um planejamento coeso, definido com base em pesquisas e estudos, as chances de sucesso e consequentemente, de recomendação, são muito grandes.

Neste artigo, irei esmiuçar as cinco principais competências de gestão administrativa da educação a distância (EaD). Nelas se encontram inovadores recursos em logística online, que em conjunto com os cinco pilares na gestão de conteúdo em cursos EaD, podem alcançar a excelência.

Ferramentas de Autoria de Conteúdo – Authoring Tolls

Enquanto o LMS é responsável por fazer a gestão total educacional dos cursos de educação a distância (EaD) a ferramenta de autoria é utilizada para criar o “recheio” do treinamento, isto é, as cenas. Muita gente as chama de slides, mas esse termo é mais apropriado para criar conteúdo em treinamentos presenciais, geralmente com PowerPoint, Prezi e outras ferramentas também de autoria, porém para ocasiões em que haja a presença do instrutor.

Domínio de LMS

Para que as empresas possam organizar seus conteúdos de treinamentos online, gerenciar a evolução da aprendizagem dos alunos se faz necessária a adoção de LMS- Learning Management Systems, também conhecidos como Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA).

Existem dezenas de LMS conhecidos no mundo inteiro e a sua escolha é mais estratégica do que parece. Nesse caso a empresa deve levar em consideração os seguintes fatores: facilidade de navegação, tempo resposta do sistema, recursos e funcionalidades disponíveis, custo de aquisição e custo de implantação. Ainda nesse capítulo irei comentar sobre as marcas que são líderes mundiais nesses softwares.

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Atendimento ao aluno, secretaria e logística

Dominar a logística da educação a distância (EaD) é garantir ao aluno as condições necessárias para que não haja desgaste. Vou contar um exemplo bem simples. Uma escola de informática optou em enviar por correio os certificados para os alunos que concluíram cursos de curta duração online.

Antes, os próprios alunos imprimiam seu certificado no portal. Qual foi o resultado? A empresa demorou mais de 10 para expedir os certificados e por isso enfrentou um festival de reclamações, obtendo grande prejuízo de imagem. A logística deve ser planejada e orçada para garantir tranquilidade para mestres, alunos e instituição.

Quanto ao atendimento, em minhas pesquisas mais de 50% dos clientes mudam de marca por motivos ligados à falta de atenção da empresa. Esse número é alarmante e tem a ver com a cultura relacional do brasileiro que gosta de proximidade, apesar de estar cursando uma atividade online.

Por isso, é importante a empresa se preparar para dois tipos de atendimento: o atendimento na secretaria para questões de pagamento, matrícula etc. e o suporte para a plataforma no caso de problemas ocorridos com a tecnologia. Dependendo do nível de serviço acordado o atendimento pode ter como prazo de resposta de 4 a 24 horas.

Tutoria online

A depender da necessidade dos clientes, tutores experientes podem atuar como mediadores do ensino-aprendizagem, assumindo responsabilidades durante as aulas de educação a distância (EaD), tais como, fazer desafios de aprendizagem, promover fóruns, conferências, receber e enviar informações para os alunos.

A instituição ao destacar um tutor para apoiar os alunos em atividades online deverá antes se certificar se o mesmo possui a habilidade de redigir bons textos e de agir rapidamente. Do contrário, será uma dor de cabeça.

Recentemente fiz como aluno um curso de gestão no qual um tutor precisava interagir no fórum online. Quando examinei as suas respostas para os outros alunos, percebi que o tutor usava a mesma frase, uma espécie de copiar-colar, para responder a todos. Qual o resultado? As pessoas se cansaram e pararam de interagir com ele. Jamais seja o tutor “copy & paste”.

Certificação da aprendizagem

Ao final das aulas muitas vezes se torna necessário aferir a aprendizagem dos alunos por meio de testes específicos. A cerificação pode ser conferida para os alunos que concluíram o curso, como também para aqueles que se destacaram no conhecimento da disciplina.

Escolher as questões certas e tornar o teste interessante é uma tarefa importante na certificação para não tornar o teste maçante nem tão pouco vazio para o aluno.

A certificação da aprendizagem pode ser feita com questões discursivas e múltipla escolha. Contudo, na maior parte das vezes recomendo que a empresa opte por fazer em forma de múltipla escolha, contando com a grande vantagem de informar o resultado imediatamente e não depender do professor para a correção de prova. Há situações em que o professor demora a corrigir o que pode comprometer o bom andamento do curso.

A quantidade de questões por disciplina varia conforme a carga horária da mesma e o tempo dedicado para a realização da prova. Recomendo que o teste de conhecimento contenha entre 12 e 15 questões múltipla escolha, cada qual respondida em até 4 minutos.

Quando bem aplicadas, estas ferramentas apresentadas dão toda a possibilidade de sucesso e desenvolvimento profissional ao aluno, e consequentemente, da empresa detentora do material.

Se você deseja conhecer meu livro, que serviu de fonte de inspiração para esse artigo publicado no Lab de Inovação ConQuist, veja a bibliografia clicando aqui.

Um grande abraço e lembre-se de conhecer mais artigos como esse na ConQuist Labs.

Roberto Madruga.

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