5 iniciativas que melhoram o gerenciamento do tempo

Confira essas cinco atitudes que você deve tomar para otimizar o seu gerenciamento do tempo e tornar o seu dia muito mais produtivo e eficiente.
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Uma das maiores reclamações das pessoas hoje em dia é a falta de tempo. Por isso, a capacidade de administrar prazos e horários torna-se essencial. Neste artigo, traremos pequenas atitudes que podem ajudar a ter mais foco em suas atividades diárias e otimizar o seu gerenciamento do tempo.

1 – Use ferramentas para gerenciar suas demandas

Um dos grandes vilões da improdutividade é a mania que as pessoas têm de guardar o que deve ser feito na cabeça, mas com a intensidade do dia a dia, isso pode gerar esquecimentos e defasagens nos processos. É essencial que você escolha uma ferramenta para destacar suas prioridades e liberar sua mente para pensar e não para se preocupar com o que deve ser feito. A melhor opção depende de você, podendo ser um aplicativo, site, agenda ou uma planilha.

2 – Defina pequenos intervalos em seu dia

Não deixe que os dias sejam apenas para resolver problemas e lidar com urgências. Adote pequenos momentos importantes em seus dias, como por exemplo, ler um capítulo de um livro, praticar um esporte ou um hobby. Essas atitudes podem ajudar a amenizar o estresse diário, porém…  

3 – Seja cuidadoso e até mesmo rigoroso

Um intervalo mais demorado, uma conversa mais animada com os colegas, ou uma olhada nas redes sociais podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho. Se atrasar por conta de distrações, pode acarretar em uma correria para entregar algo dentro do prazo, prejudicando a qualidade e o nível do resultado. Ser rigoroso e cuidadoso com o cálculo de tempo que você estimou previamente vai te ajudar a ter mais tranquilidade para produzir com qualidade e dentro dos prazos estipulados, além de garantir uma margem para possíveis ajustes e complicações.

4 – Aprenda com suas urgências

Muitas urgências podem ser evitadas. Na próxima vez que algo urgente surgir, reflita e reveja todo o processo, a fim de encontrar soluções para que determinada situação possa ser evitada futuramente, escapando de prováveis desgastes e melhorando o gerenciamento do tempo.

5 – Mantenha sempre seu ambiente de trabalho organizado

Organize seu local de trabalho e também seus pertences em casa todos os dias. Imagine quanto tempo acumulado perdemos localizando informações e documentos quando estamos em ambiente bagunçado e de difícil acesso aos materiais mais importantes.

Existem outros diversos hábitos que podem ser adotados para ajudar a otimizar o seu tempo. Reflita e faça uma análise de toda sua rotina, com o intuito de encontrar pontos a melhorar e encontrar as melhores iniciativas de acordo com suas necessidades.

Se você deseja conhecer mais sobre esse e outros temas, acesso nosso Laboratório de Inovação, o ConQuist Labs.

Um grande abraço,

Roberto Madruga

[email protected]conquist.com.br

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